Tratamento com células-tronco ajuda na reabilitação de cães


Cão não tinha movimento dos membros posteriores
Hospital amplia pesquisa com células-tronco para tratar cães em Campo Grande | Foto: Reprodução G1

O cão Tobias, que foi atropelado e resgatado pela protetora Kelly Cristina Macedo, havia chegado na casa da tutora com muitas dificuldade para andar e sem o movimento dos membros posteriores.

A causa era devido a uma fratura na coluna, que levou à compressão das vértebras T12 e T13, mas na avaliação neurológica, a medula não estava totalmente afetada, por isso, existia a chance de recuperação.

O cão foi encaminhado para o hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que realiza pesquisas usando células-tronco e após uma cirurgia que injetou mais de 4 milhões de células-tronco na coluna, Tobias está praticamente curado.

“A gente fez uma cirurgia que faz uma incisão grande aberta em uma porção a coluna, a gente descomprimiu a fratura e, no ponto exato, a gente fez a aplicação da célula-tronco”, explicou a veterinária Larissa Hermeto.

O cão Tobias faz parte da pesquisa no centro de estudos em terapia celular e células-tronco da UFMS. No transplante de células-tronco direto na medula foi como se os pesquisadores tivessem injetado um estímulo para o corpo começar a produzir células regenerando o tecido doente na coluna.

O animal foi reavaliado com 40 dia de tratamento e já está com o tronco mais erguido e passos mais seguros. Outros animais estão sendo tratados em estudos experimentais para a recuperação das funções renais e também para tratamento de tendões e artrose. A partir de um pouco da gordura retirada dos animais, é possível isolar as células-tronco.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

HOMENAGEM

ESCRAVIDÃO

DADOS ALARMANTES

MAUS-TRATOS

DESMONTE AMBIENTAL

ZOOFILIA

RÚSSIA

FINAL FELIZ

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>