EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga voltará ao mar após ser resgatada sem uma das nadadeiras em Ubatuba (SP)

12 de maio de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Uma tartaruga macho voltará ao mar nos próximos dias, após ser entregue ao Projeto Tamar em estado grave e sem uma das nadadeiras.

De acordo com o porta-voz do projeto, o animal, da espécie tartaruga-cabeçuda, foi capturado por acidente em uma rede de pescadores da Vila Picinguaba, na região norte de Ubatuba, São Paulo.

O animal tem um metro de comprimento de carcaça e pesa 116 kg. Quando os pescadores a entregaram para receber os cuidados do Projeto Tamar, ela estava muito debilitada e sem a nadadeira anterior direita. Durante um mês, a tartaruga recebeu alimentação, antibióticos e foi reidratada. Após isso, ela ganhou 7 kg e já está pronta para voltar ao mar.

Integrantes do Projeto Tamar cuidando da tartaruga debilitada
Tartaruga foi resgatada em estado grave de saúde e sem uma das nadadeiras (Foto: Divulgação)

A oceanógrafa Berenice Gomes, coordenadora do projeto Tamar de Ubatuba, disse ao Portal Meon que tartaruga desta espécie e deste tamanho são raras na região de Ubatuba. “Certamente a perda da nadadeira dificultou a natação do animal e consequentemente sua alimentação, culminando em um quadro de debilidade que o trouxe, através das correntes, para próximo da costa”, explicou.

Ela contou ainda que o projeto Tamar já encontrou diversos casos de tartarugas sem nadadeira. “Muitas vezes a amputação se deve à predação por peixes carnívoros, como os tubarões. Outras vezes, pedaços de redes e linhas de pesca enrolados nas nadadeiras provocam o estrangulamento e perda gradual do membro”, explicou.

Tartaruga-cabeçuda

A espécie é a mais comum a desovar na costa brasileira, principalmente na Bahia. O Brasil é o país na terceira posição para desova da espécie no Oceano Atlântico. As tartarugas-cabeçudas estão ameaçadas de extinção e podem ser encontradas em todos os oceanos do planeta.

Você viu?

Ir para o topo