EnglishEspañolPortuguês

Centro para Diversidade Biológica processa Trump por exploração de petróleo em habitats de espécies ameaçadas

10 de maio de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

 

Foto: Paul Nicklin

Pela 15ª vez, o Centro para a Diversidade Biológica levou Trump à Justiça desde que ele se tornou oficialmente o presidente dos Estados Unidos.

Agora o órgão é um dos muitos demandantes em uma ação judicial que tem pressionado Trump a reverter a anulação da proibição permanente de Obama para novas perfurações petrolíferas no Ártico e partes do Atlântico.

As perfurações ocorreriam em milhares de quilômetros quadrados dos ecossistemas oceânicos, incluindo habitats críticos para ursos polares criticamente ameaçados.

“A tentativa de Trump de deixar a indústria de petróleo aspirar o petróleo de todos os cantos dos nossos oceanos é imprudente e ilegal”, disse Kristen Monsell, advogada do Centro de Diversidade Biológica, em um comunicado divulgado pela organização.

“Estamos levando Trump para o tribunal para acabar com seu ataque a nossos oceanos e garantir que as águas do Ártico e do Atlântico permaneçam fora dos limites da perfuração suja e perigosa”, acrescentou.

Os outros demandantes da ação judicial arquivada no tribunal distrital federal do Alasca incluem: A Liga de Eleitores de Conservação, o Conselho de Defesa de Recursos Naturais, o Sierra Club, a Alaska Wilderness League, os Defenders of Wildlife, Centro Ambiental do Norte do Alasca, o REDOIL, o Greenpeace e a The Wilderness Society.

A coalizão emitiu a seguinte declaração conjunta: “A ordem executiva de 28 de abril do presidente Trump excede sua autoridade constitucional e estatutária e viola a lei federal. Respondendo a uma oposição nacional à expansão da perfuração offshore, o presidente Obama acabou permanentemente com a exploração de petróleo e gás na maior parte do Oceano Ártico e em pontos fundamentais do Oceano Atlântico em dezembro, usando sua autoridade sob a Lei de Terras da Plataforma Externa Continental (OCSLA)”.

“Antes de Trump, nenhum presidente jamais tentou reverter uma retirada permanente feita sob a OCSLA. A ordem executiva de Trump poderia disponibilizar mais de 120 milhões de acres de território oceânico para a indústria de petróleo e gás, prejudicando 98% das águas federais do Ártico e 31 cânions biológicos de águas profundas no Oceano Atlântico. A perfuração offshore nessas regiões subdesenvolvidas ameaça prejudicar animais selvagens insubstituíveis, ecossistemas marinhos sensíveis, residentes costeiros e os negócios que dependem deles e nosso clima global”, completou.

De acordo com o World Animal News, a porta-voz da Casa Branca, Kelly Love, teria dito por email que “a administração está confiante de que a decisão de Trump de impulsionar o setor energético do país será justificada pelos tribunais”.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que tem ursos polares listados em sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, calcula que há aproximadamente 26 mil ursos polares na natureza hoje e a espécie está em declínio.

Você viu?

Ir para o topo