Moradores denunciam abandono de cão em casa colocada à venda


Cão esta há dias sem comida e água
O cão encontra-se magro e bastante debilitado. (Foto: Direto das Ruas)

Moradores da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul denunciam um crime terrível: um cão foi abandonado em uma residência vazia que está à venda no bairro Jardim Paulista.

Segundo uma moradora, que entrou em contato com o Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, o cão está há pelo menos duas semanas no local. Revela também que o animal aparenta estar fraco e debilitado por conta da falta de comida e água. A mulher disse que tentou entrar em contato com os proprietários do imóvel, mas não conseguiu.

Há poucos dias foi feito o contato com um proprietário, que também terá a identidade preservada. Ele alega que resgatou o cachorro já bastante debilitado na rua e vem tratando dele até conseguir encaminhamento ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

De acordo com a moradora que anteriormente havia denunciado o abandono, o cão foi retirado do imóvel.

A assessoria de imprensa da Prefeitura ressalta, que nestes casos, os vizinhos e moradores próximos devem entrar em contato com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e informar sobre eventuais abusos pelo telefone (67) 3325-2567.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º. “A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRIME AMBIENTAL

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>