EnglishEspañolPortuguês

Cientistas alertam que matança de tubarões pode destruir ecossistemas marinhos

19 de maio de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Cientistas têm se posicionado contra uma proposta do assassinato em massa de tubarões que tem sido analisada pelo Senado da Austrália.

Tubarão nadando no oceano
Foto: UPI/Shutterstock/bikeriderlondon

Segundo eles, matar grandes quantidades de tubarões não diminuirá o número de incidentes envolvendo os animais e pode prejudicar gravemente os ecossistemas marinhos.

“Se houver falta de tubarões, peixes e outras criaturas oceânicas que, de outra forma seriam consumidas por eles, se tornarão muito numerosas e se alimentarão de inúmeras criaturas menores e assim por diante, o que significa que todo o ecossistema terá uma mudança maciça”, disse Robert Day, biólogo da Universidade de Melbourne, em um comunicado para a imprensa.

Como os tubarões perseguem frequentemente presas frágeis ou doentes, eles protegem a genética das espécies de peixes e reduzem a propagação de doenças. Eles também mantêm as águas oceânicas livres do apodrecimento de corpos, segundo informações do UPI.

Mesmo quando não se alimentam ativamente, a presença dos tubarões ajuda a proteger os habitats. Existem vários estudos que mostram os benefícios ecológicos gerados pelos grandes predadores.

A matança de tubarões podem ter efeitos devastadores sobre as populações dos animais. Muitas espécies já são vulneráveis ou ameaçadas.

A maioria dos tubarões se reproduz lentamente e, como os pescadores capturam frequentemente os tubarões mais novos, os assassinatos podem reduzir rapidamente uma população.

Você viu?

Ir para o topo