EnglishEspañolPortuguês

Aquário de Vancouver aprova medida que proíbe cativeiro de baleias e golfinhos

17 de maio de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

O Aquário de Vancouver, no Canadá, aprovou uma lei municipal proibindo o cativeiro de baleias, golfinhos e botos.
O anúncio ocorre após a morte repentina de duas baleias belugas em 2016 devido a uma toxina não identificada que foi encontrada em seus corpos.

Cetáceo confinado no Aquário de Vancouver
Foto: Aquário de Vancouver

O conselho do aquário teve seis votos a favor e um contra em relação à aprovação da medida enquanto centenas de manifestantes se reuniram para exigir a proibição do confinamento dos animais.

O conselho da administração do parque alterou a legislação atual para proibir a importação e exibição de cetáceos vivos nos parques da cidade. A medida entra em vigor imediatamente.

O aquário atualmente explora três cetáceos em exibição, incluindo uma falsa orca, uma toninha e um golfinho branco do Pacífico. Infelizmente, os três ainda viverão no local sob a nova regra, mas o aquário não poderá usá-los em shows ou performances.

O CEO do Vancouver Aquarium, John Nightingale, alegou em uma declaração que o movimento forçará ativistas a induzir a morte de animais que não podem ser liberados de volta à natureza.

Isso é muito difícil de acreditar, pois muitas instalações de resgate marinhas podem acolher os animais restantes ou transferi-los para santuários à beira-mar.

Há centros de resgates marinhos suficientes em todo o mundo aos quais o Aquário de Vancouver pode recorrer para realocar os cetáceos resgatados da natureza que não podem ser libertados. A morte nunca deve ser uma escolha.

“As pessoas contra a proibição dizem que isso proibiria o aquário de resgatar animais. Acreditamos que isso faria o contrário e seria um exemplo para outros aquários e empresas de entretenimento de mamíferos marinhos, como o SeaWorld, seguirem seus passos. Isso só iria promover a educação adequada que esses animais fiquem em seu habitat natural, em vez de serem forçados a ter uma vida de cativeiro em um ambiente não natural “, disse Katie Cleary, presidente do World Animal News, que divulgou a notícia em seu site.

“A diferença entre trazer esses animais para o cativeiro para lucrar com fins de entretenimento e resgatar um mamífero marinho ferido consiste em duas conversas diferentes. Estes animais devem ser resgatados da natureza, reabilitados e libertados onde nasceram. Se o Aquário de Vancouver realmente quisesse ajudar esses animais, eles mudariam seu nome para Centro de Resgate de Animais Marinhos de Vancouver”, concluiu.

Você viu?

Ir para o topo