Universidade promove campanha de doação de sangue para cães em Santos (SP)


Estudantes de veterinária promovem campanha de doação de sangue para cães em Santos (SP)
Cães precisam ter entre 1 e 8 anos e estar acima de 25 quilos,

Estudantes do curso de medicina veterinária da universidade Unimonte de Santos, São Paulo, promoverão uma campanha de doação de sangue para cães. A iniciativa, além de auxiliar no aumento de estoque para os animais pode ajudar a salvar até três vidas.

A coleta será realizada no Centro Médico Veterinário da universidade, localizado na Rua Júlio de Mesquita, 210. entre 11h30 e 17 horas. O procedimento será feito por médicos veterinários, com o apoio de estudantes.

As transfusões são de especial importância para cães que estão sofrendo de hemorragias por algum tipo de doença; aqueles que sofrem de anemia; aqueles que sofreram acidentes graves e perderam sangue; os que podem ter algum tipo de doença que chegue a contaminar o sangue.

Para participar da campanha, o cão precisa ter entre 1 e 8 anos, estar acima de 25 quilos, vacinado e vermifugado. Se o doador for fêmea, não pode estar gestante ou no cio. Outro elemento importante para a doação é o controle de pulgas e carrapatos. O processo de doação costuma durar em torno de 15 minutos e em cães é retirada uma média de 450 ml de sangue. Com relação aos gatos o critério é o mesmo, porém os animais devem ter peso superior a 4 quilos. A diferença para fazer a doação é que os felinos devem ser sedados, para não haver estresse.

O caso mais comum que necessita de transfusão de sangue em cães é quando o animal contrai a doença do carrapato. Uma das características dessa patologia é a diminuição da quantidade de plaquetas no sangue. Em muitos casos, o cão só consegue se recuperar ao receber plaquetas de um doador.

Casos como em que há uma grande perda de sangue, como acidentes e atropelamentos também podem necessitar de transfusão, além de determinados procedimentos cirúrgicos.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

APELO

LUTO

FLORIANÓPOLIS (SC)

SÃO PAULO

INOVAÇÃO

AMOR

ESTUDO

ÁFRICA DO SUL

CÂNCER DE PELE

CONSERVAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>