EnglishEspañolPortuguês

Conheça mães incríveis do Reino Animal

14 de maio de 2017
4 min. de leitura
A-
A+

O Reino Animal pode ser bastante árduo para os recém-nascidos, que dependem de suas mães para sobreviver em um mundo repleto de crueldade.

Orangotango abraça bebê com ternura
Foto: Reprodução, A Cute of Day

As mães de algumas espécies lutam o máximo que podem para proteger seus amados filhotes. Neste Dia das Mães, homenageamos diferentes espécies inspiradoras que possuem hábitos incríveis e comoventes para assegurar o bem-estar de seus bebês.

São mães que cuidam atentamente de seus filhotes, nutrindo-os, amando-os e lhes oferecendo conforto quando necessário. Há casos de mães que sacrificam suas próprias vidas para preservar seus tão preciosos bebês.

Elefantas

Pequeno elefante cercado por membros da manada
Foto: Reprodução, National Geographic

As mães elefantes não apenas dão à luz ao maior bebê animal na Terra, como os carregam por 22 meses.

Os bebês nascem cegos e confiam em suas trombas e em suas mães para se orientar. Felizmente, todas as fêmeas da manada colaboram para ajudar a cuidar dos recém-nascidos em tempo integral.

Suricatas

Retrato de uma família de suricatas
Foto: Paul Fahy

As suricatas vivem juntas em grandes grupos de cerca de 20 ou mais animais. Um casal tem novos filhotes, que são criados por todos.

Coalas

Mãe coala carrega filhote em suas costas
Foto: Reprodução, Koala Info

O eucalipto, a principal fonte de alimento dos coalas é altamente venenoso. Os intestinos de coala adulto possuem uma bactéria que auxilia na digestão das folhas mortais, segundo a National Geographic.

Porém, o estômago dos filhotes não é tão preparado, então a mãe mastiga as próprias fezes e as oferece como alimento para eles.

Jacarés

Jacaré com filhote
Foto: Reprodução, National Geographic

Para evitar sentar em seus ovos, os jacarés usam a vegetação para construir um ninho que produz bastante calor para aquecer os ovos.

Após a eclosão, as mães carregam seus bebês em torno com os maxilares protegê-los até que cresçam o bastante para caçar e se defender.

Ursas polares

Ursa polar com filhote recém-nascido
Foto: Michelle Valberg

As ursas polares criam seus filhotes sozinhas. Os pai saem para acasalar e depois abandonam as mães para se defender. Elas preparam uma toca e hibernam durante os meses mais frios do inverno.

Quando dão à luz, amamentam os filhotes até que eles se tornem fortes o bastante para se aventurar fora da toca, onde as mães se alimentam pela primeira vez em oito meses.

Chitas

Família de chitas deitada na grama
Foto: Reprodução, National Geographic

As chitas podem ter de quatro a seis filhotes a qualquer momento. Porém, eles nascem sem qualquer instinto de sobrevivência.

As fêmeas passam até dois anos ensinando os pequenos a caçar e evitar predadores antes de darem à luz novamente.

Orangotangos

Orangotango abraça bebê com ternura
Foto: Reprodução, A Cute of Day

As fêmeas da espécie têm bebês a cada oito anos. A mãe orangotango amamenta o filhote por um período que varia entre seis e sete anos.

Ambos permanecem em contato contínuo durante os primeiros quatro meses após o nascimento.

Aranhas-lobo

Aranha-lobo com bebês nas costas
Foto: Reprodução/Naturally Curious with Mary Holland

Ao contrário da maioria das aranhas que colocam ovos nas teias, uma aranha-lobo carrega seus ovos nas costas e  transporta os filhotes recém-nascidos.

Polvos

Polvo nadando no oceano
Foto: Reprodução, National Geographic

Um polvo fêmea coloca mais de 50 mil ovos por vez. O processo de incubação dura cerca de 40 dias e durante esse período os animais protegem seus ovos de predadores e monitoram seu oxigênio.

A mãe prefere morrer de inanição a abandonar seus ovos e chega até mesmo a ingerir um de seus próprios membros.

Piolhos do mar

Foto de piolho do mar
Foto: Reprodução, BBC

As fêmeas fazem o sacrifício final pelos filhotes. Para sair do corpo da mãe, os bebês as comem de dentro para fora.

Você viu?

Ir para o topo