Centro para Diversidade Biológica processa Trump por exploração de petróleo em habitats de espécies ameaçadas


 

Foto: Paul Nicklin

Pela 15ª vez, o Centro para a Diversidade Biológica levou Trump à Justiça desde que ele se tornou oficialmente o presidente dos Estados Unidos.

Agora o órgão é um dos muitos demandantes em uma ação judicial que tem pressionado Trump a reverter a anulação da proibição permanente de Obama para novas perfurações petrolíferas no Ártico e partes do Atlântico.

As perfurações ocorreriam em milhares de quilômetros quadrados dos ecossistemas oceânicos, incluindo habitats críticos para ursos polares criticamente ameaçados.

“A tentativa de Trump de deixar a indústria de petróleo aspirar o petróleo de todos os cantos dos nossos oceanos é imprudente e ilegal”, disse Kristen Monsell, advogada do Centro de Diversidade Biológica, em um comunicado divulgado pela organização.

“Estamos levando Trump para o tribunal para acabar com seu ataque a nossos oceanos e garantir que as águas do Ártico e do Atlântico permaneçam fora dos limites da perfuração suja e perigosa”, acrescentou.

Os outros demandantes da ação judicial arquivada no tribunal distrital federal do Alasca incluem: A Liga de Eleitores de Conservação, o Conselho de Defesa de Recursos Naturais, o Sierra Club, a Alaska Wilderness League, os Defenders of Wildlife, Centro Ambiental do Norte do Alasca, o REDOIL, o Greenpeace e a The Wilderness Society.

A coalizão emitiu a seguinte declaração conjunta: “A ordem executiva de 28 de abril do presidente Trump excede sua autoridade constitucional e estatutária e viola a lei federal. Respondendo a uma oposição nacional à expansão da perfuração offshore, o presidente Obama acabou permanentemente com a exploração de petróleo e gás na maior parte do Oceano Ártico e em pontos fundamentais do Oceano Atlântico em dezembro, usando sua autoridade sob a Lei de Terras da Plataforma Externa Continental (OCSLA)”.

“Antes de Trump, nenhum presidente jamais tentou reverter uma retirada permanente feita sob a OCSLA. A ordem executiva de Trump poderia disponibilizar mais de 120 milhões de acres de território oceânico para a indústria de petróleo e gás, prejudicando 98% das águas federais do Ártico e 31 cânions biológicos de águas profundas no Oceano Atlântico. A perfuração offshore nessas regiões subdesenvolvidas ameaça prejudicar animais selvagens insubstituíveis, ecossistemas marinhos sensíveis, residentes costeiros e os negócios que dependem deles e nosso clima global”, completou.

De acordo com o World Animal News, a porta-voz da Casa Branca, Kelly Love, teria dito por email que “a administração está confiante de que a decisão de Trump de impulsionar o setor energético do país será justificada pelos tribunais”.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que tem ursos polares listados em sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, calcula que há aproximadamente 26 mil ursos polares na natureza hoje e a espécie está em declínio.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

DESPEDIDA

RETROCESSO

FINAL FELIZ

CRIMES

ENCALHE

LIVRE DE PRECONCEITOS

CRIME

POLUIÇÃO

EXPLORAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>