Apresentador é acusado de matar boto para forjar denúncia no Fantástico


Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Apresentador é acusado de forjar imagens

Em uma reportagem de 2014 do programa Fantástico da Rede Globo, imagens feitas pelo biólogo e apresentador Richard Rasmussen que foram ao ar no programa e o mostram matando um boto, estão sendo denunciadas por um documentário que alega manipulação das imagens.

O programa que exibiu a reportagem em julho de 2014 com cenas chocantes de pescadores matando um boto-cor-de-rosa que seria usado como isca para a pesca da piracatinga, afirmava que os animais estavam sendo mortos frequentemente, porém, o documentário “A River Below”, mostrou o contrário. O animal que foi morto tinha filhotes na barriga.

O diretor do filme, Mark Grieco, viu as imagens e decidiu trazer o inicial projeto de documentário para o Brasil. No entanto, ao chegar na Amazônia, foi informado de que Rasmussen teria pago R$ 100 para cada pescador que aparece nas imagens pegar um boto e mata-lo, produzindo as imagens exibidas no programa, segundo o site Notícias da TV.

Pescador com rosto desfocado corta boto em imagens exibidas no Fantástico | Foto: Reprodução Fantástico

Rasmussen apesar de não ser identificado como autor das imagens e ter negado o pagamento aos pescadores da região, admitiu ter participado da gravação ao site.

Procurada pela mesma reportagem, a emissora Globo afirmou que “a TV Globo não foi procurada pelos autores do documentário e não teve acesso a ele. Como em toda a reportagem que coloca no ar, a Globo sabia quem era o responsável pelas imagens e tomou providências para checar a veracidade das informações. O material foi cedido pela Ampa e, na gravação bruta, com o áudio ambiente, não havia nada que sugerisse qualquer irregularidade ou método ilícito na captação de imagens. Toda a estrutura em volta da captação e o comportamento dos pescadores mostravam que essa, para eles, era uma prática frequente, que desempenhavam com desenvoltura.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRIME AMBIENTAL

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>