EnglishEspañolPortuguês

Vídeo expõe o sofrimento de elefanta acorrentada há mais de uma década

7 de maio de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Reprodução/Save All Elephants, Facebook

A organização Save All Elephants divulgou um apelo para apoiar a libertação de Ganga, a elefanta mostrada no vídeo, que é mantida em cativeiro no Templo Gangaramaya em Colombo, Sri Lanka.

De acordo com a organização, Ganga foi capturada quando era um bebê e arrancada de sua mãe e de seu lar na natureza.

Desde então, durante quase uma década, ela foi forçada a viver em condições inaceitáveis no templo. Ela permanece acorrentada, sem espaço para se movimentar e é forçada a ficar sobre sua própria urina e excrementos. Essa situação terrível causa muitos impactos ao animal, que tem problemas físicos e enfrenta um enorme sofrimento.

A filmagem de Ganga veio à tona recentemente e mostra o triste estado da elefanta. Ela exibe sinais claros de zoochosis, uma profunda angústia mental, e balança a cabeça repetidamente.

Esses comportamentos são indicadores inegáveis de seu sofrimento no cárcere, onde fica sozinha e sem a estimulação ou companheirismo que lhe são tão necessários, conforme mostra a matéria do One Green Planet.

Em fevereiro de 2016, o sequestrador da elefanta foi ordenado, pelo Juiz do Tribunal Colombo, a libertá-la imediatamente sob custódia de proteção do Departamento de Vida Selvagem. Porém, ele não cumpriu a ordem e, meses mais tarde, o tribunal reverteu a decisão.

Em fevereiro deste ano, o caso de Ganga foi representado pelo CES no Supremo Tribunal, mas nenhuma decisão foi tomada. A situação da pobre elefanta ainda não foi resolvida e a próxima data da corte está marcada para 5 de junho.

O sofrimento de Ganga tem que acabar. Mudar seu destino também pode alterar a vida de muitos outros elefantes mantidos em condições perturbadoras e desumanas.

Você viu?

Ir para o topo