Plano de ação nacional protegerá tartarugas marinhas por cinco anos


Plano registra importantes avanços na proteção de cinco espécies que ocorrem no litoral brasileiro

Cinco espécies de tartarugas marinhas que habitam o litoral brasileiro vão contar, nos próximos cinco anos, com ações de proteção e conservação das espécies. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovou o segundo ciclo das ações de proteção das tartarugas.

Lançado em 2010, o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas (PAN Tartarugas Marinhas) terá nova vigência entre 2017 e 2022. O projeto já havia registrado importantes avanços na proteção das cinco espécies encontradas no litoral brasileiro: tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro ou gigante.

A segunda fase do plano visa ampliar as conquistas e manter a tendência de recuperação das populações de tartarugas marinhas, por meio do aprimoramento das ações de conservação, pesquisa, fortalecimento institucional e envolvimento da sociedade.

Plano de ação

Pretende proteger as áreas prioritárias de reprodução e alimentação, reduzir os impactos da poluição e aprimorar das políticas públicas de proteção.

A coordenação do plano continua a cargo do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste (Tamar), do ICMBio.

O monitoramento será feito anualmente para revisão e ajuste das ações, com avaliação intermediária prevista para o meio da vigência do plano e avaliação final ao término do ciclo de gestão, de acordo com portaria publicada pelo instituto.

Fonte: Brasil Gov


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>