Por Sophia Portes | Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)
Sudan é o último rinoceronte macho ainda vivo da espécie branco do norte. Por isso, para arranjar uma parceira e poder dar continuidade à espécie, ele entrou no aplicativo de relacionamentos Tinder. A ação faz parte da campanha “O solteiro mais cobiçado do mundo”, uma parceria do Tinder com a ONG Oi Pejeta Conservancy. O objetivo é também arrecadar a quantia de R$ 9 milhões para pagar os métodos de reprodução da espécie antes que entre em extinção.
O perfil do rinoceronte traz algumas informações sobre Sudan, de 43 anos. Coisas como “funciono bem sob pressão” e “Não tenho intenção de ser atirado demais, mas o destino da espécie literalmente depende de mim”, descrevem o perfil do animal.
Assim, quando os usuários do aplicativo dão “match” com o animal, eles são redirecionados a uma página de doações.
A campanha tem como objetivo conseguir bancar métodos de reprodução artificiais, incluindo fertilização in-vitro, pois Sudan e as duas últimas fêmeas vivas da espécie não conseguem se reproduzir naturalmente por conta de problemas como idade avançada.
Essa é a última opção para salvar a espécie depois de todas as tentativas de reprodução se tornarem inúteis”, disse Richard Vigne, diretor executivo do projeto de conservação, ao “Daily Mail”.