Saiba como prevenir gripe em animais domésticos


Janaína Fernandes | Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Tutores buscam agasalhos para evitar que animais passem frio | Foto: Valdivan Veloso

Com a chegada do outono e inverno, as temperaturas caem e muitas vezes desestabilizam nosso organismo, resultando na gripe que pode variar desde tosses, espirros até febre alta.

Assim como nós, cães e gatos estão vulneráveis aos vírus da gripe e, para identificar os sinais, o veterinário Igo Ferreira dos Santos afirma que um deles é quando a narina do animal fica ressecada: “Geralmente, os animais ficam mais apáticos quando estão gripados e não têm muita vontade de comer e até beber água. Cães e gatos possuem as narinas mais úmidas, mas quando estão gripados é comum que elas fiquem ressecadas. Então, estes são os primeiros sintomas a serem observados”, explica.

Além disso, Igo ressalta que dificuldades para respirar e chiados no pulmão são comuns: “Assim como nos humanos, o acúmulo de muco nos pulmões dos animais dificulta a respiração, então os animais se mostram mais cansados. Assim como os seres humanos, em alguns casos são receitados antibióticos e vitaminas para fortalecer o corpo. Dependendo dos sintomas será indicado tratamento mais adequado”.

Veterinário explica como identificar sintomas da gripe | Foto: Valdivan Veloso

Para evitar o problema, a vacina anual, que não é obrigatória, ajuda a proteger os animais. “Tem a vacina que pode optar por dar. Evitar contatos com animais abandonados também, pois contatos com animais desprotegidos também podem provocar a transmissão deste tipo de vírus. Cuidados com ração e a água também ajudam a evitar a gripe. Caso o animal esteja gripado, evite dar frutas cítricas; elas não fazem bem aos animais e chegam a ser tóxicas em alguns casos”, alerta o veterinário.

O melhor passo a ser tomado neste período de temperaturas mais baixas é tomar medidas de prevenção. O veterinário lembra que correntes de ar frio também podem impulsionar o surgimento da gripe, que pode ser a porta de entrada de doenças mais graves. “Este período de frio traz muito esta doença, mas traz outras como a cinomose e parvovirose. É importante que o animal esteja sempre vacinado contra estas doenças, pois a gripe enfraquece o organismo do animal e abre brechas para outras doenças mais graves”.

Empresário diz que procura itens de proteção contra o frio aumentam nesta época do ano | Foto: Valdivan Veloso

Roupas e camas com revestimento mais grosso, são outras opções para proteger os animais. O empresário Jair Macedo diz que sempre separa esses tipos de produtos nas épocas mais frias. “O que os tutores de animais mais procuram nesta época são casas, camas e roupas para agasalhar. Nesta época de frio é uma boa forma de proteger”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS

DENÚNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>