EnglishEspañolPortuguês

Onça-parda tem visão afetada e parte do cérebro necrosado após acidente com máquina

26 de abril de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Janaína Fernandes | Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Filhote de onça-parda teve parte do cérebro necrosado e perda de visão

A Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP), uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações para a conservação da biodiversidade, recebeu no começo deste ano uma onça-parda vítima da expansão urbana das áreas silvestres. O animal se feriu após uma colheitadeira de cana-de-açúcar causar um corte profundo em sua cabeça.

O acidente que foi causado pela lâmina da máquina e afetou parte do cérebro e consequentemente a visão da onça, ocorreu em Tupã, interior paulista. Além de Chico, como é chamado, sua irmã também foi resgatada pela Associação.

Segundo Jéssica Paulino, médica veterinária de fauna da Mata Ciliar, o animal chegou na entidade com apenas 40 dias de vida e 1/8 do cérebro necrosado: “O Chico estava com 40 dias de vida e 1/8 do cérebro necrosado. Aliada à medicação utilizada nos felinos, utilizamos o Vita Vet C da Vetnil, pois a vitamina C é um poderoso antioxidante, que ajuda a anular os radicais livres. O produto também melhora o sistema imunológico, a pele, evita problemas oftálmicos, aumenta a absorção de ferro, dentre outro benefícios”.

Além desses, foram utilizados os medicamentos Aminomix e o Vetmax Plus da Vetnil durante a recuperação. Porém, mesmo depois de tantos cuidados, os animais que hoje tem 6 meses, ainda precisam de ajuda para a construção de um abrigo.

“As onças-pardas podem atingir 100kg, por isso necessitam de espaço para que atinjam a maturidade com saúde e qualidade de vida, já que não poderão voltar à natureza devido ao acidente. Eles precisarão ser monitorados e cuidados ao longo de suas vidas”, conta Cristiano de Sá, diretor de marketing e novos negócios da Vetnil.

Para quem quiser ajudar os animais, a ONG pode ser contatada pelo site.

Você viu?

Ir para o topo