EnglishEspañolPortuguês

Centenas de coalas lutam para sobreviver a secas causadas por aquecimento global

13 de abril de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Ritam Baidya, Twitter

Cada vez mais coalas têm bebido água. Esta declaração aparentemente insignificante esconde uma verdade terrível.
Esses pequenos marsupiais australianos normalmente só consomem folhas de eucalipto para aliviar a sede. Porém, com o aumento do número de florestas devastadas por incêndios e secas, os animais não têm outra escolha a não ser beber água, mas primeiro eles têm que encontrá-la.

Alarmado pela situação dramática enfrentada pelos coalas, Robert Frend, fazendeiro de Nova Gales do Sul, criou uma máquina chamada de “Blinky Drinkers”, uma fonte de água que pode ser anexada a árvores ou colocada no chão e permite que os coalas bebam sempre que quiserem.

Foto: Kate Wilson

Em 2016, 10 Blinky Drinkers foram colocadas no chão ou em árvores e, em seguida, foi instalado um sistema de vigilância por vídeo para observar o comportamento dos coalas em relação às máquinas, segundo informações do Holidog Times.

A descoberta provou ser mais surpreendente do que se imaginava. Os coalas bebiam muita água, até o ponto de acordarem durante o dia para beber, sendo que normalmente eles preferem dormir. No total, as Blinky Drinkers foram visitadas 193 vezes. Este teste foi realizado no outono e inverno, quando as temperaturas não haviam atingido picos.

Foto: Kate Wilson

Os coalas têm se adaptado às alterações ambientais causadas pelas mudanças climáticas. Embora a descoberta seja importante para os ativistas, também é preocupante. Até agora, os cientistas acreditavam que os marsupiais não bebiam água.

“O aumento do aquecimento significará mais secas e ondas de calor que prejudicam o habitat dos coalas. Acredita-se que os coalas são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas porque dependem exclusivamente de árvores – não apenas para dormir, como também para se alimentar, que formam a maior parte de suas atividades”, explicou Valentina Mella, pós-doutoranda na Universidade de Sydney.

Entretanto, agora que os pesquisadores descobriram que os coalas começaram a beber nas Blinky, esta solução parece fundamental para proteger os animais. Atualmente, há somente 43 mil coalas na natureza.

Você viu?

Ir para o topo