Couro feito com resíduos de vinho é alternativa ecológica e livre de crueldade


Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Twitter

O couro feito a partir de resíduos de vinho é a mais nova alternativa vegetal ao couro animal e recebeu o Global Change Award 2017, da Fundação H & M.

A opção se junta a uma crescente lista de substituições ao couro animal feitas com abacaxi, cogumelos, kombucha e soja, provando que o veganismo está longe de ser restritivo.

A VEGEA Vegetal Leather é a responsável pela nova alternativa. A empresa foi fundada em janeiro de 2016 com o objetivo de “produzir materiais inovadores de couro vegetal, baseados em princípios éticos como a sustentabilidade, a proteção da saúde dos trabalhadores e dos consumidores, a responsabilidade social e o total respeito pelo meio ambiente”, segundo divulgado pelo Clearly Veg.

O processo de criação do material ecológico, produzido a partir das fibras contidas em cascas e sementes de uva, é descrito no site da VEGEA.

“Desenvolvemos um inovador processo de produção que transforma as fibras e os óleos vegetais contidos no bagaço de uva em um material ecológico. Normalmente, 26 bilhões de litros de vinho são produzidos anualmente. Desta produção, podemos obter quase sete bilhões de quilogramas de bagaço de uva que serão transformados em uma matéria-prima de alto valor agregado e potencialmente produzirão três bilhões de metros quadrados de couro de vinho todos os anos”, diz a empresa.

Como o couro de vinho é elegante e ecológico ao mesmo tempo, a VEGEA revela que seu objetivo é que o produto seja “aplicado em todos os segmentos da indústria do couro: vestuário, acessórios, mobílias e transporte”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA

JAPÃO

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO SONORA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>