Por Renata Leite | Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
Gatinhos pretos ainda são vítimas de preconceito e intolerância. Algumas pessoas os associam a má sorte ou bruxaria, conceito este ligado a crenças místicas do passado que perpetuam a discriminação e maus-tratos a estes animais que são, inclusive, mortos em rituais supostamente religiosos.
Para desmitificar essas superstições ultrapassadas, a ONG Adote um Gatinho trabalhou duro em uma campanha audiovisual para por fim ao preconceito contra gatos pretos e mostrar que eles são animais do bem, mas principalmente que está tudo certo se um deles cruzar o seu caminho.
O vídeo é estrelado pelo gatinho Lucky, que venceu várias promoções.”Ao longo desses anos, trabalhamos bastante com essa ideia de que gato preto dá sorte, sim. Justamente para diminuir a estigma do azar”, cita Juliana Bussab, coordenadora da ONG.
No momento, a Adote um Gatinho cuida de 450 gatos entre estes 90 são pretos. “Eles são os que mais têm dificuldades em serem adotados”, disse a criadora da ONG, Susan Yamamoto.
Sobre o efeito de conscientização, Juliana, comenta que, mesmo sendo uma campanha recente, no ar há uma semana, a repercussão tem sido positiva nas redes sociais. “O que percebemos é que a ideia foi muito bem recebida, com um ótimo feedback tanto no Facebook quanto no Instagram”, enfatiza a coordenadora.