Maior companhia aérea da China proíbe transporte de barbatanas de tubarão


Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Reprodução/South China Morning Post

A China Southern Airlines, a maior companhia aérea chinesa, proibiu o transporte de barbatanas de tubarão e prometeu “participar ativamente” da proteção dos animais.

A decisão é significativa já que a companhia é baseada em Guangzhou, o maior centro comercial de barbatanas, e restringe as opções para importadores chineses.

Isso significa que 51% das companhias aéreas internacionais, com base na capacidade de assentos, já proibiram a carga. A Air China já adotou a medida e, entre as três grandes companhias estatais do país, resta apenas o posicionamento da China Eastern.

A campanha intensiva de ativistas pelos direitos animais ao longo dos anos também levou a maior empresa de carregamento e logística do país, a China COSCO Shipping, a aderir à tendência.

Em uma carta à WildAid Hong Kong, o vice-presidente da China Southern, Han Wensheng, disse que a empresa “atribuiu grande importância à questão” e “tomou medidas imediatas”.

A maior companhia aérea do país, em termos de receita, e a oitava maior do mundo afirmou ter proibido partes de tubarões em voos de passageiros e cargas a partir de 1º de março, mas a carta foi seu primeiro anúncio público da mudança da política.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para estender nosso agradecimento à coalizão global de grupos de proteção de tubarões e marinhos por sua constante atenção e apoio ao negócio de transporte aéreo da China Southern”, disse Han.

A companhia declarou que assumirá sua responsabilidade social e se comprometeu a “participar ativamente da causa da proteção de animais selvagens e plantas para promover conjuntamente a cultura da preservação e do desenvolvimento sustentável da comunidade humana com o público em geral”.

Há muito tempo, ativistas protestam contra o comércio de barbatanas e explicam que os animais são cruelmente mortos e que as populações de tubarões diminuíram dramaticamente, conforme informado pelo South China Morning Post.

Outras companhias aéreas que proibiram o transporte de barbatanas incluem a Cathay Pacific Airways, a British Airways, a American Airlines, a Emirates e a Singapore Airlines.

Em todo o mundo, 17 das 19 maiores linhas marítimas, medidas por capacidade de contêineres, baniram as barbatanas, impactando 71% do mercado global.

Foto: Reprodução/South China Morning Post

Alex Hofford, responsável pelas campanhas da WildAid Hong Kong, comemorou a decisão. “Essa proibição de tubarões será muito impactante pelo simples fato de que Guangzhou é o maior polo comercial de tubarões do mundo, até mesmo eclipsando Hong Kong”, disse ele.

“A proibição do sul de China, sem dúvida, enviará uma mensagem forte aos muitos comerciantes de barbatanas de tubarão de Guangzhou de que seus negócios são frequentemente ilegais, mas sempre antiéticos, imorais, cruéis e insustentáveis”, completou.

A atenção agora se voltará para os Estados Unidos e a FedEx e a United Airlines provavelmente enfrentarão uma crescente pressão para seguirem o mesmo caminho.

Mais de uma dúzia de manifestantes compareceu a uma conferência de imprensa realizada pela FedEx para protestar contra as barbatanas de tubarão, já que a empresa lançou um serviço online em Hong Kong para explorar o crescente comércio eletrônico e o mercado de compras na internet.

“Permanecem as dúvidas sobre por que as transportadoras aéreas dos Estados Unidos, a FedEx e a United Airlines, continuam a enviar barbatanas de tubarão, muitas vezes ilegalmente”, disse Hofford.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ESTUDO

FINAL FELIZ

MIGRAÇÃO

EXPLORAÇÃO

APELO

LUTO

FLORIANÓPOLIS (SC)

SÃO PAULO

INOVAÇÃO

AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>