Militar aposentado é detido por agredir e maltratar animais em Campinas (SP)


Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

Cães encontrados em condições de maus tratos em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Cerca de 60 cães e gatos foram encontrados maltratados e com doenças graves e contagiosas em uma residência localizada em Nova Campinas, em São Paulo. O dono da residência foi identificado como sendo um coronel aposentado do Exército Brasileiro, de 64 anos. Ele foi conduzido à delegacia por suspeita de agressão e pela condição dos animais, alguns já mortos.

De acordo com os vizinhos que denunciaram o caso à Guarda Municipal, os animais eram sujeitos a ficar em locais sujos, sem ventilação e brigavam pela pouca comida disponível.

Segundo a médica veterinária Beth Santos, que acompanhou o flagrante após a denúncia dos moradores, aproximadamente 50 gatos ficavam na parte superior da casa e a maior parte apresenta problemas na vista. Os vizinhos fizeram também um apelo nas redes sociais, pedindo ajuda aos animais maltratados.

Os voluntários e guardas encontraram na garagem cerca de 10 cães convivendo com animais mortos, em meio à sujeira e comida estragada.

Além de maltratar os animais, o criminoso ainda respondeu com agressão a abordagem dos guardas. “Quando ele foi abordado para um diálogo, o mesmo agrediu um componente da guarnição e foi detido”, afirmou o inspetor da Guarda Municipal Valdir Tuckmandel.

A Polícia do Exército acompanhou o depoimento do criminoso no Primeiro Distrito Policial. Segundo a EPTV, o homem responderá por agressão e ameaça aos guardas municipais e maus-tratos aos animais.

Enquanto o homem prestava esclarecimentos durante a revista, os voluntários e funcionários de associações de proteção animal retiravam os cães e gatos do local. De acordo com a presidente da Associação Anjos de Rua, Luisa Grande, os animais foram levados imediatamente para receber atendimento veterinário. Depois, eles seguiram para lares temporários disponibilizados por voluntários e, por fim, serão adotados.

Quem tiver interesse em ajudar esses animais pode entrar em contato pelas redes sociais das associações Late Cão e Anjos de Rua ou contatar o email: anjosderua@gmail.com.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRIME AMBIENTAL

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>