CONTEÚDO ANDA

Tubarões são asfixiados em restaurante para tirar fotos com turistas

No momento em que um tubarão é retirado da água, ele começa a sufocar. O processo é doloroso, insuportável e aterrorizante.

137

20/03/2017 às 06:40
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

My new pet shark! #shark #cancun #mexico #islamujeres #playatiburon #2016

Uma publicação compartilhada por Jenny ☺️ (@raxika) em

No momento em que um tubarão é retirado da água, ele começa a sufocar. O processo é doloroso, insuportável e aterrorizante.

No entanto, um restaurante chamado Playa Tiburon, localizado em uma ilha ao largo da costa de Cancun, no México, faz exatamente isso: permite que os turistas tirem tubarões-enfermeiros da água e posem com eles para fotos.

“Meu novo tubarão de estimação”, um turista escreveu ao lado de sua foto no Instagram, em que sorri enquanto mostra o tubarão fora da água.

“Aqui com o tubarão – haha”, outra pessoa escreveu ao lado de sua imagem colocada no Instagram.

George Burgess, diretor do Programa de Pesquisa de Tubarões da Flórida (EUA), aponta que isso é prejudicial para os animais.”Os tubarões são animais aquáticos – eles não são feitos para ficar fora da água, assim como não somos feitos para viver debaixo d’água”, disse Burgess ao The Dodo.

Você teria coragem de nadar com tubarões? #soudessas #playatiburon #cancun #férias

Uma publicação compartilhada por Júlia Melo (@juliamelo84) em

“Tirá-los do seu habitat natural não é bom para eles, eles têm que respirar pela inalação da água em suas brânquias, então se você tirá-los da água, você está começando o processo de asfixia”, completou.

Heather Rally, veterinária de animais selvagens da PETA, concorda.

“Os tubarões não podem respirar fora da água e seu sangue não transporta oxigênio tão bem. Isso significa que eles poderiam facilmente sufocar se são removidos da água por qualquer período de tempo, especialmente se isso ocorrer repetidamente. Eles realmente têm músculos que transportam a água sobre suas brânquias o tempo todo e é assim que eles extraem o oxigênio da água. Eles realmente não conseguem fazer isso fisicamente pelo ar”, explica.

Porém, os tubarões não são submetidos a apenas asfixia. Seus corpos também podem ser feridos quando erguidos da água, de acordo com Rally. “Seus órgãos, sua musculatura, sua pele – tudo é suscetível aos danos da força da gravidade e, com a manipulação de mãos humanas, especialmente as mãos destreinadas dos membros do público que os manipulam para fotos”, aponta.

A reportagem não conseguiu falar com o Playa, mas uma petição recente afirma que muitos barcos de turismo e catamarãs levam centenas de turistas para nadar com os tubarões. A matéria também observa que os turistas podem nadar gratuitamente dentro do Sea Pen com os tubarões, mas têm que pagar US$ 20 para tirar uma fotografia.

Nado con tiburones…check ✔️✔️ Una de las actividades en mi lista 👌🌊🐟 #PlayaTiburon #MarCaribe

Uma publicação compartilhada por Samuel Vallejo (@vallejo_s) em

Viver em uma pequena jaula marítima já seria estressante o suficiente, mas encontrar várias pessoas a cada dia é ainda pior, ressalta Rally.

“Os tubarões têm sistemas sensoriais altamente especializados que lhes permitem detectar minúsculas vibrações na água, impulsos elétricos e até mesmo odores de uma grande distância”, diz Rally.

“Esses sistemas sensoriais não estão apenas em seus narizes e cabeças – eles estão ao longo do corpo inteiro do tubarão. Então você pode imaginar como isso seria uma grande vantagem para um tubarão no oceano, mas uma desvantagem em um tanque. Especialmente quando são manipulados e perseguidos por turistas. Nadar com turistas, ser retirado da água para fotos é literalmente um pesadelo para esses tubarões”, acrescenta.

#LindoPescadito #IslaMujeres #PlayaTiburon #Tiburon #Cancún #APruebaDeTodo

Uma publicação compartilhada por Sergio (@sergi51espinoza) em

Se os tubarões-enfermeiros são dóceis e gentis, Burgess também se preocupa que, mais cedo ou mais tarde, eles podem ficar agitados o suficiente para morder alguém. Nas fotografias, parece que um “cuidador” tem o trabalho de segurar a cabeça do tubarão, talvez para evitar ferimentos. Porém, Burgess não acha que isso é o suficiente.

“Embora seja um animal muito dócil, ele tem seus limites. Se ficare furioso o suficiente para mordê-lo, não o deixará ir e então haverá uma grande manchete sobre um ataque de tubarão em Cancun”, afirma.

O ideal é que os tubarões sejam libertados na natureza.

“Este restaurante precisa acabar com seu programa de exploração de tubarões e libertar esses animais inocentes de volta para o oceano onde eles estarão livres do assédio e contribuirão, como naturalmente fazem, para a preservação de seu ecossistema oceânico”, disse Rally.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.