EnglishEspañolPortuguês

Diretores de Cowspiracy lançam novo documentário sobre consumo de carne e saúde

19 de março de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Por Omar Sultani e Rachel Willcocks | Tradução de Andressa Aricieri

Divulgação

Alguns documentários recentes como “Cowspiracy” têm dividido opiniões e conscientizando pessoas em todo mundo sobre o impacto do papel da agricultura nas mudanças climáticas e seus danos ambientais. O longa, que teve direção executiva de Leonardo DiCaprio, recebeu muitos elogios e hoje é uma das principais referências no debate sobre as reais consequências do consumo de carne.

Agora, os diretores do filme querem ir mais a fundo e lançarão o que está sendo considerado o melhor documentário sobre saúde produzido até hoje: “What the health”. O longa acompanhará a rotina de Kip Andersen enquanto ele descobre sobre os impactos negativos de uma dieta baseada em produtos de origem animal.

Sem enrolação, o filme já começa expondo duros fatos sobre a origem e processamento de produtos de origem animal, como suas consequências para a saúde. O objetivo dos diretores é que as cenas sejam apresentadas de forma rápida e sucessiva e seu ritmo traduza a urgência do assunto.

Os assuntos são abordados enquanto Anderson procura informações junto a associações de saúde sobre questões nutricionais e seu papel na prevenção de doenças crônicas. Quanto mais ele busca dados, mais suas suspeitas crescem e o climax do filme é quando ele realmente descobre uma verdade aterradora.

O filme abordará principalmente as relações entre indústria e saúde e sobre como a produção industrial de animais é conectada ao governo e outros setores.

Estilisticamente é um filme denso de informações, apresenta gráficos atraentes e uma cinematografia vibrante, sendo inclusive mais atraente que os recursos utilizados em Cowspiracy.

Trazendo colaboradores notáveis, mostra narrativas de grande valor que enfatizam os pontos positivos de uma dieta baseada em vegetais, como o autor do best-seller, Dr. Michael Greger, que afirmou: “nada é tão bom quanto se sentir saudável”.

Outra citação provocante veio do Dr. Milton Mills, diretor associado de medicina preventiva do Physicians Committee for Responsible Medicine: “nosso governo está encorajando os Americanos de cor a comer alimentos que sabem que vão deixá-los doentes. Isso é o que beneficiará as fazendas de laticínios. É uma forma de racismo institucionalizado”.

A interpretação dos dados é envolvente e mostra clipes ocasionais de animais dentro de fazendo, trazendo à tona questão como o impacto ambiental, a indústria da carne e de laticínios. What the Health quer instigar e mostrar aos espectadores que a nutrição é intrínseca à saúde e que isso se tornou um grande mercado com grandes grupos capitalistas interessados em controlar e o quanto estamos sendo enganados e manipulados por esse poder.

Você viu?

Ir para o topo