Carol Zerbato

China: mente evoluída, consciência retrógrada

Sendo a mente a parte incorpórea, inteligente e sensível do ser humano, e a consciência o sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou...

398

06/03/2017 às 08:00
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Carol Zerbato**

Divulgação

Sendo a mente a parte incorpórea, inteligente e sensível do ser humano, e a consciência o sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de uma situação e a percepção que o ser humano tem do que é moralmente certo ou errado, separar as duas seja uma boa estrada para tentar entender porque um país evoluído como a China é absolutamente retrógrado no modo como trata seus animais. Afinal, a China é a segunda maior economia do mundo.

É o país que, no ano passado, superou os Estados Unidos em número de supercomputadores. É o país que, neste ano, vai enviar uma sonda à Lua e, se a missão for bem sucedida, se igualará ao Japão na capacidade de recolher amostras de asteroides para serem estudadas na Terra.

É o país que planeja fazer sua primeira expedição à Marte até 2020. É também o país que mantém um urso polar em exposição dentro de um shopping em Guangzhou. É também o país que quer transformar a cidade de Turpan referência em brigas de galo. É também o país que acaba de abrir seu primeiro centro de reprodução de orcas em cativeiro para suprir a demanda do turismo doméstico chinês.

A decisão da criação do centro não espanta mais que o aumento da procura por lazer desse tipo pela população chinesa. Enquanto países como Suíça e Chile, e alguns estados americanos, como a Califórnia, proíbem a reprodução de orcas em cativeiro, a China vai na contramão da evolução de consciência de que os animais não nasceram para nos servir.

Agora, as nove orcas do centro de reprodução do Chimelong Ocean Kingdom Park se juntam a grupo de 45 orcas mantidas em cativeiro ao redor do mundo – número que aumentará ainda mais conforme o planejamento do parque for cumprido. É, China. Você não é tão boa em números quanto parece.

* Carol Zerbato é publicitária e ativista pró-animais e parceira da Arca Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.