Zoológico de Viena mata 20 pelicanos-crespos


Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

Daniel Zupanc/Schoenbrunn Zoo via AP

O zoológico Schönbrunn de Viena sacrificou 20 pelicanos-crespos por conta de um suposto surto de gripe aviária. Um exame feito nesta quinta-feira (09) confirmou que as aves possuíam o vírus H5N8.

“De acordo com as autoridades e para cuidar do resto das aves do zoológico, tivemos que sacrificar hoje cedo todos os pelicanos”, informou Thomas Voracek, o veterinário do zoo, à agência de notícias austríaca APA.

Na quarta-feira passada (08), o zoológico sacrificou o primeiro pelicano, que estava infectado com gripe aviária, enquanto os outros passaram por alguns exames para identificar se havia a presença do vírus.

O local possui cerca de 800 aves. Por isso, medidas foram tomadas para fechar parcialmente o recinto, à espera da realização dos exames necessários.

“Os demais animais do zoológico não foram contagiados com o vírus H5N8”, afirmou o Voraseck.

A origem do contágio ainda não foi identificada, embora Voraseck suspeite que possa ter sido o contato com alguma ave selvagem. “Tivemos no zoológico algumas, mas não encontramos nenhuma morta”.

Segundo o veterinário austríaco, o zoológico de Schönbrunn tinha uma das maiores colônias de pelicanos-crespos do mundo.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

INSPIRAÇÃO

DENÚNCIA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

RETROCESSO

RESPONSABILIDADE

SOLIDARIEDADE

MISSÃO

ACADEMIA ESPECISTA

SADISMO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>