EnglishEspañolPortuguês

Elefantes são covardemente agredidos por multidão na Índia

8 de março de 2017
4 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Karan Tejpal

No Estado de Orissa, na Índia, uma manada de elefantes enfrenta uma situação perturbadora.

Um vídeo feito pela ONG Sanctuary Nature Foundation mostra centenas de homens agredindo elefantes em quase todas as ocasiões em que os animais saem da floresta em busca de alimento. Os homens podem ser vistos jogando pedras, gritando de forma abusiva e bloqueando o caminho dos elefantes.

Encurralados em fragmentos florestais em meio a um mar denso de habitação humana em uma área chamada Athgarh, os elefantes ficam em constante estado de conflito com as pessoas que vivem na região.

“É por isso que os chamamos de refugiados gigantes”, disse Aditya Chandra Panda, uma ativista da vida selvagem de Orissa.

A manada de 25 elefantes de Athgarh vivia originalmente no Chandaka-Dampara Wildlife Sanctuary, uma área protegida nas margens de Bhubaneshwar, capital de Orissa. Até 2001, estimava-se que o santuário tinha aproximadamente 90 elefantes. Um censo de elefantes entre 2014 e 2015 estimou uma população de oito elefantes no parque. Agora, pode haver ainda menos animais.

Depois de anos de destruição do habitat e da expansão desenfreada das cidades na floresta, os elefantes moveram-se para fora em busca de alimento, água e de melhores espaços na natureza.

Algumas manadas chegaram a áreas florestais em outros lugares, passando por corredores agora destruídos por estradas, indústrias, aldeias e cidades. Alguns elefantes foram mortos durante o percurso, enquanto outros estão presos em paisagens dominadas pelos humanos.

A manada de Athgarh, que chegou à área de Athgarh há cinco anos é um dos grupos “refugiados”. Viver em uma área dominada pela agricultura significa que os animais sempre encontram pessoas. Os elefantes abrigam-se em algumas das pequenas áreas florestais durante o dia e saem à procura de comida à noite, o que na sua maioria significa plantações, mas são assediados.

Mesmo em áreas onde não há plantações para proteger, os homens saem em grande número para bloquear os movimentos dos elefantes. Ativistas ressaltam que assediar os elefantes se tornou uma forma de entretenimento.

“Testemunhei o assédio terrível da manada em dezembro de 2016 e posso dizer que foi uma experiência cruel”, declarou Cara Tejpal, uma ativista da vida selvagem do Sanctuary Nature Foundation, que gravou o confronto entre aldeões e elefantes em dezembro de 2016.

Foto: Karan Tejpal

“Observei esses belos animais, juntamente com pequenos bebês elefantes, serem atormentados por três horas naquela noite! E esta é uma rotina que ocorre regularmente, semana após semana”, acrescentou.

Infelizmente, pouco está sendo feito para resolver o conflito, disse Panda. Enquanto o Departamento Florestal mantém o controle do movimento da manada, tentando fornecer uma passagem segura aos animais, a polícia local tem sido inativa no controle da multidão e ao afastá-la dos animais, acrescentou.

Para resolver o problema, Tejpal, Panda e seus colegas, juntamente com a Sanctuary Nature Foundation, iniciaram uma campanha pública para exigir que o ministro de Orissa encontre soluções imediatas. A campanha usa a hashtag #GiantRefugees (refugiados gigantes) nas mídias sociais.

Uma forma de solução imediata seria a intervenção da polícia para permitir a passagem segura dos elefantes, de acordo com Panda.

“O Departamento Florestal possui informações muito precisas sobre o movimento dos elefantes. Uma vez que esta informação é fornecida à polícia, a polícia deve agir com antecedência e se necessário impor a seção 144 [lei que proíbe a reunião ilegal de cinco ou mais pessoas] nessa área até que os animais tenham sido afastados com segurança, porque esta é uma situação na qual tanto animais selvagens como vidas humanas estão em jogo”, esclareceu Panda.

Foto: Aditya Chandra Panda

Os ativistas também procuram soluções em longo prazo. Elas incluem proteger o Chandaka-Dampara Wildlife Sanctuary e permitir que a vida selvagem se recupere, reconstruir os corredores e melhorae a ligação entre Chandaka and Kapilas Wildlife Sanctuary e a paisagem Satkosia no Estado.

A situação em Athgarh é terrível, dizem os ativistas. Segundo informações do Mongabay, o conflito já matou elefantes e pessoas também foram feridas e mortas, o que mostra a urgência de solucionar a questão.

“O que está acontecendo em Athgarh e Chandaka é um bom exemplo do que ocorre em toda a Índia, onde grandes paisagens de florestas estão ficando menores, corredores são destruídos e populações de animais selvagens são dizimadas”, declarou Panda.

“Temos tentado fazer com que o Ministro-Chefe de Orissa emita uma declaração sobre esta questão, sobre qualquer plano de ação que eles possam ter, mas ainda não houve resposta”, adicionou.

Você viu?

Ir para o topo