ONGs denunciam exploração e crueldade em transportes de animais para consumo humano


Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)

Reprodução

Associações portuguesas de defesa dos animais assinaram uma petição europeia para acabar com o transporte de animais da Europa para o Oriente Médio.

O Eurogroup for the Animal criou a petição “Stop the trucks” (Parem os caminhões, em tradução literal), com o objetivo de acabar com o transporte de grandes distâncias de animais vivos da Europa para países do Oriente Médio.

“A cada ano, pelo menos mil milhões de aves e 37 milhões de cabras, porcos, ovelhas, vacas e cavalos são transportados durante longas distâncias da União Europeia para outros países”, diz a petição, que pode ser assinada por qualquer cidadão da Europa.

De acordo com o documento, o transporte de animais em distâncias muito longas os expõe a exaustão, desidratação, lesões e até mesmo a morte. Foi pensando nisso, que os criadores da petição recomendam que seja revisto o regulamento do transporte de animais vivos.

Os números mostram que o transporte de longa distância aumentou consideravelmente desde a aplicação do Regulamento da União Europeia relativo ao transporte de animais em 2007. Por tudo isso, a organização pede que o transporte de animais vivos tenha um limite máximo de oito horas e que a distância entre o local onde os animais nascem e o matadouro, seja a mais curta possível.

O Grupo de Socorro Animal Portugal (SOS Animal) representa o país na campanha em apoio à petição.  “Para os animais europeus que são enviados vivos para o Médio Oriente, há apenas uma coisa pior do que ser morto: sobreviver à jornada tenebrosa”, escreve a associação, encorajando os cidadãos a assinarem a petição.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ASCENSÃO

GRATIDÃO

INDEFESAS

VIDA NOVA

ETERNIZADO

AÇÃO SOCIAL

AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>