EnglishEspañolPortuguês

Gato com problemas cerebrais cuida de gatinhos especiais e emociona a todos

12 de fevereiro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Reprodução/Mike Franks, YouTube

Derecho era um gatinho minúsculo de sete semanas quando chegou ao Friends of Felines Rescue Center (FFRC) em 2012 e decidiram nomeá-lo depois que uma tempestade atingiu Ohio (EUA) na época.

O gatinho sofria de hipoplasia cerebelar (CH), uma doença neurológica que causa desequilíbrio em gatos, na qual eles sacodem as cabeças, caem facilmente e são incapazes de andar em linha reta. Eles têm que levantar as patas para cima em uma altura realmente alta para caminhar firmemente.

Ele pode balançar quando anda, mas Derecho não é diferente de qualquer outro gato. Na verdade, ele recebeu o nome depois da tempestade por ser tão fantástico.

O gatinho tem lutado contra as adversidades desde sua chegada à FFRC. Jacci Moss, membro do abrigo, disse: “Ele aprendeu a abrir as pernas para ter equilíbrio. Ele oscila e se agita, cai e continua outra vez – e, por meio de pura determinação, chega aonde quer ir”.
Derecho encontrou sua vocação enquanto vivia no abrigo, que é cuidar e confortar outros gatinhos como ele, que podem não saber exatamente como é viver com uma desordem cerebral.

“Ele banhou e cuidou de muitos gatinhos que precisaram dele como seu tio Derecho. Ele é o guardião da paz – um menino muito gentil”, continuou Jacci.

Foto: Reprodução/Mike Franks, YouTube

Os voluntários no abrigo foram todos inspirados pela determinação do gato de viver uma vida “normal”, apesar de suas diferenças, e eles assumiram a responsabilidade de cuidar de outros gatos com hipoplasia, dando-lhes todas as ferramentas de que precisam para superar suas deficiências.

Derecho é um exemplo do que é preciso para prosseguir com a vida. Uma coisa que ele nunca fez é sentir pena de si mesmo. Mas este gato valente não só conforta novos gatinhos levados para o abrigo. Ele também inspira pessoas que precisam de uma motivação.

Foto: Reprodução/Mike Franks, YouTube

“Conheço uma pessoa que mantém uma foto de Derecho perto dela enquanto lida com seu tratamento de quimioterapia, pensando que se Derecho pode fazer o que faz, então ela também pode ser determinada e passar por seus tratamentos”, relatou Jacci.

Depois de quase quatro anos na FFRC, Derecho é o residente que é cuidado por todos e é o pai adotivo de todos os novos gatinhos, até que eles sejam colocados em lares definitivos. Ele dirige o show e conquista todo mundo com suas brincadeiras lúdicas e sua coragem. Ele é tão forte que subir em árvores e em brinquedos não é mais um problema.

Jacci e a equipe da FFRC nunca o deixariam. Ele ensinou-lhes tanto sobre viver com uma deficiência e como isso não precisa ser um problema, a menos que as pessoas ou animais sintam pena de si mesmos:

“Nós resistimos à tempestade de Derecho e agora ele é nosso sol”, concluiu Jacci, segundo o Holidog Times.

Você viu?

Ir para o topo