EnglishEspañolPortuguês

Conheça a organização que tem revolucionado as vidas de cães idosos

7 de fevereiro de 2017
5 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Mr. Mo Project / Facebook

Graças ao Mr. Mo Project, cães idosos que vivem em abrigos têm tido a chance de passar seus últimos anos em amorosos lares adotivos. Como o programa financeiramente cobre as despesas de alimentos e contas médicas, tudo o que as famílias adotivas têm que fazer é abrir suas portas e corações para um cão idoso em necessidade.

Até agora, o grupo sem fins lucrativos ajudou mais de 70 cães a passar seus últimos anos em casas permanentes. A maioria destes cães é idosa e às vezes doente e originária de vários abrigos e centros de resgates de animais dos Estados Unidos – onde eles possuem poucas chances de adoção por causa de suas idades avançadas e assim enfrentam um risco elevado de ter a morte induzida.Assim, o programa evita que eles passem seus últimos anos em um abrigo ou sejam mortos por falta de espaço.

O Sr. Mo Project foi iniciado há mais de um ano por Mariesa e Chris Hughes e deve seu nome ao primeiro cão idoso que o casal resgatou, o pit bull Moses, adotado em 2012. Infelizmente, Moses foi posteriormente diagnosticado com um grave e inoperável tumor em sua medula espinhal e faleceu dois anos depois. Os Hughes decidiram honrá-lo ao ajudar outros cães idosos a conseguir lares acolhedores.

Eles perceberam que a maioria dos adotantes desiste de adotar um cão idoso de um abrigo devido às despesas e que muitas famílias ficariam emocionadas em fornecer um lar amoroso para um animal doméstico mais velho se não fossem incapazes de pagar os custos médicos dos cães com problemas de saúde.

Foto: Mr. Mo Project / Facebook

Com isso em mente, Mariesa e Chris decidiram iniciar uma organização que iria arrecadar dinheiro e assumir as despesar médicas dos animais idosos, enquanto os colocava em lares adotivos permanentes. “O Sr. Mo Project visa dar a estes cães idosos a chance de ter uma vida novamente e uma casa” eles dizem em um vídeo detalhando como seu projeto começou.

“Remover esse obstáculo financeiros permite que o cuidado e a compaixão ganhem o centro do palco. Além disso, se somos capazes de ajudar um cão idoso a permanecer em um ambiente doméstico familiar antes de um tutor desistir, melhor. Nós mantemos mais um cão fora do sistema de abrigo que já está transbordando”, explica Mariesa.

Uma dedicação verdadeira a cães em necessidade

Quando são alertados sobre cães idosos desabrigados, os Hughes muitas vezes dirigem de sua casa no norte de Nova York para recolhê-los e levá-los pessoalmente para seus lares adotivos permanentes.

Foto: Mr. Mo Project / Facebook

Um testemunho relata a ajuda contínua de Hughes a Walter – um dos cachorros idosos promovidos através do programa – quando ele teve que receber tratamento emergencial para câncer. O casal não só levou Walter para a Flórida para colocá-lo sob os cuidados temporários de Janice Markey, mas também cobriu as despesas médicas por meio de doações feitas para a organização e, em seguida, levou-o para o Cornell Veterinary Hospital para ser tratado por um oncologista.

Para ajudar a organização a realizar seu trabalho de resgate existe toda uma rede de ajudantes e patrocinadores comprometidos. Desde o serviço de transporte da Kindred Hearts Transport Connectione e do patrocinador comercial BarkBox a pessoas generosas que doam para o projeto, os Hughes valorizam o apoio que recebem em seu esforço para ajudar os cães.

O VCA Animal Health Center em Clifton Park, Nova York, é o lugar que Chris e Mariesa procuram para obter ajuda veterinária.
Um dos veterinários que trabalha no local, Andrew Hagner, comenta a percepção comum de que cães idosos apresentam automaticamente problemas de saúde óbvios ou latentes que são caros ou difíceis de lidar: “Em muitos casos, os problemas de saúde de um cão idoso são bastante fáceis de diagnosticar e precisam de tratamento imediato “, diz.

Segundo ele, a maioria dos distúrbios comuns em animais domésticos doentes – como a artrite, olhos secos, alergias ou hipotireoidismo – é muitas vezes tratável com medicamentos relativamente baratos ao invés de grandes cirurgias.

Foto: Mr. Mo Project / Facebook

É claro que as famílias desempenham um papel importante para garantir de que esses cães tenham um lugar para viver seus anos de ouro. Dakota, um cão de 15 anos, foi salvo de um abrigo com altas taxas de morte induzida na Carolina do Norte apesar de ter câncer e ter recebido uma previsão de apenas alguns meses de vida.

Graças ao Sr. Mo Project, Dakota irá viver os seus últimos dias com uma família dedicada a torná-los os melhores possíveis.
Eles até criaram uma lista de atividades cheia de aventuras para o cão idoso e Dakota tornou-se uma estrela de TV.

Uma história em particular também prova que não só os cães se beneficiam do trabalho fantástico do Sr. Mo Project, como também o programa ajuda as pessoas.

Vicky Neville conheceu a doce pit bull Macy graças à organização e a cadela ajudou-a a superar a perda de sua irmã e a depressão causada por um divórcio doloroso. “Eu realmente acredito que Macy me salvou, ela me faz feliz, o que eu nunca pensei que iria sentir novamente”, contou.

Vantagens de adotar um cão idoso

Foto: Mr. Mo Project / Facebook

“É bastante surpreendente o que um cão pode fazer por alguém e cachorros idosos, especificamente, têm tanto amor para dar. Eles só precisam da pessoa certa que está disposta a compartilhar isso”, ressaltou Chris.

Na verdade, a adoção de um animal idoso possui inúmeras vantagens. Claro, filhotes são bonitos e fofos, mas também dão bastante trabalho. Cães mais velhos são mais calmos, mais silenciosos e já treinados. Eles exigem muito menos energia e frequentemente são sábios e leais companheiros.

Como os animais mais velhos são os que têm mais dificuldades de encontrar um lar, você também salva uma vida e evita que um cão idoso tenha a morte induzida ou viva seus últimos dias em um abrigo, segundo o One Green Planet.

Você viu?

Ir para o topo