EnglishEspañolPortuguês

Animais são forçados a realizar truques degradantes em circo

21 de fevereiro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Reuters

Um urso “saudador” que usa um chapéu e uma foca “tocando guitarra” são apenas alguns dos animais obrigados a executar truques degradantes em um circo.

Um crocodilo abusado erguido por um artista e um macaco que voado pelo ar em um navio pirata em miniatura também estão entre os espetáculos bizarros assistidos pelo público no Ukrainian National Circus.

Ursos pardos, pelicanos cor-de-rosa, araras, pavões e cães também são explorados na produção de “Water and Fire” em Kiev.
Eles serão forçados a realizar truques duas vezes por semana durante os próximos três meses.

Fotos da noite de abertura do circo mostram uma foca em um banquinho fingindo tocar guitarra e um urso usando um chapéu fazendo uma saudação em estilo militar ao lado de um homem.

Foto: Reuters

Embora o abuso de animais em circos seja repulsivo, ele não é ilegal na maioria dos países.

Os espetáculos precedentes no circo de Kiev envolveram um artista que colocava sua cabeça dentro das bocas de crocodilos.
Em 2016, o governo da Ucrânia disse que estava considerando proibir a exploração de animais em circos.

O Ministério do Ambiente e de Recursos Naturais declarou que apoiou a medida para proteger os animais dessa crueldade. A The World Animal Protection, que classifica os países no que se refere ao tratamento de animais, atualmente classifica a Ucrânia como E, a terceira pior nota.

Foto: Reuters

Em maio de 2016, o circo Ringling Bros. and Barnum & Bailey, que existe há 146 anos nos EUA,  decidiu libertar os elefantes após uma ação legal movida por ativistas.

O circo não admitiu nenhum erro, mas concordou em pagar uma multa antes de acabar com o uso de elefantes em performances. No Reino Unido, a RSPCA fez campanha para que atos de circo com animais fossem proibidos.

Foto: Reuters

“Não acreditamos que animais devem ser submetidos às condições de vida dos circos. Transporte regular, habitação temporária apertada e descoberta, treinamento e desempenho forçados, barulhos e multidões de pessoas são muitas vezes inevitáveis realidades para os animais”, disse a organização, segundo o The Independent.

Você viu?

Ir para o topo