EnglishEspañolPortuguês

Festa religiosa onde cachorros são homenageados é tradição no TO

20 de fevereiro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Animais ganham banquete no dia de São Lázaro no Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A festa de São Lázaro, santo que é conhecido entre os católicos como o protetor dos enfermos, é uma das celebrações mais curiosas do calendário religioso no Tocantins. O anfitrião dessa celebração em 2017 foi Valente, um SRD adulto que mora na casa onde a comunidade de Luzimangues, distrito de Porto Nacional, se reuniu para rezar e agradecer pelas graças alcançadas.

A festa é sempre dedicada aos cachorros. O padre Aderson Alves, que celebrou a missa, explica que a inspiração veio da relação de São Lázaro com estes animais na Bíblia. É que o santo, que foi ressuscitado por Jesus em um dos milagres descritos no livro, tinha lepra. Os únicos que se aproximavam dele eram cachorros, que lambiam suas feridas.

Os fiéis levam os próprios cachorros para participar do banquete. Primeiro vem a missa, celebrada pelo padre de batina e chapéu de cowboy. Tem cachorros de todos os tipos de raça e porte aguardando a refeição. Após as orações dos devotos, os animais são servidos enquanto os fiéis observam e aguardam. Só após os animais terem saciado a fome é que os tutores podem se servir. Todos dividem a mesma comida.

Uma das devotas, Maria da Graças Neves, conta que já alcançou a cura de uma doença após participar da festa em 2016. “Eu agradeço muito a Deus essa graça e a Nossa Senhora de Lourdes, por que naquele dia que eu comi junto com os cachorros eu fui curada. Graças a Deus!”, contou ela.

“Eu tenho um problema de engasgo e São Lázaro é o protetor. Eu tenho muita fé em Deus que eu não vou precisar fazer cirurgia não”, disse o taxista José Miguel, que também pedia por uma bênção. “Ano que vêm eu quero estar aqui e provar isso para vocês”, completou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo