Eletrocussão é o método mais usado para capturar animais selvagens


Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Wikimedia

A eletrocussão está se tornando o método mais adotado para capturar animais selvagens em todas as florestas indianas. Porém, nada está sendo feito pelo governo em relação a esta questão extremamente grave.

Ativistas e especialistas dizem que, enquanto envenenamentos, tiroteios, armadilhas e armadilhas explosivas estão entre alguns dos métodos populares usados por caçadores nas florestas, a eletrocussão está aumentando porque quase não é detectada e os animais morrem rapidamente.

“Nos últimos três anos, essa tendência aumentou, os incidentes apontam para uma caçada especializada. Os casos máximos não são detectados”, disse Shekhar Niraj, líder da TRAFFIC, uma rede de monitoramento do comércio de animais selvagens.

De acordo com especialistas, enquanto tentar balear um animal é arriscado e envenenamentos muitas vezes prejudicam vacas, causando tumulto entre moradores, a eletrocussão é uma forma silenciosa que quase passa despercebida.

“Somente uma inteligência forte e uma vigilância ativa podem parar os incidentes crescentes de eletrocussão”, acrescentou Niraj.
Entre alguns dos incidentes mais recentes, pelo menos dois elefantes, uma tigresa, dois leopardos, dois cervos sambar e um urso preguiça foram mortos devido ao método cruel utilizado em diferentes regiões do país em caças e por motivos acidentais.

Um elefante de 20 anos morreu depois de entrar em contato com uma cerca elétrica em torno de um campo perto do Karnataka Bandipur National Park. Posteriormente, uma elefanta morreu eletrocutada nas florestas do distrito de Rourkela, em Odisha.

“A elefanta subiu para chegar até as folhas e tocou no fio pendurado frouxamente. Temos informado o departamento de eletricidade. Muitas vezes, os fios ficam soltos devido à longa distância entre os postes elétricos nas florestas”, disse o oficial florestal Sanjeet Kumar.

A eletrocussão é um método no qual uma armadilha ou uma cerca com fio, principalmente alimentada por uma linha elétrica de alta tensão é colocada nas proximidades nas florestas e usada para matar os animais, seja por caçadores ou para supostamente proteger os campos. Os fios com corrente eléctrica são inseridos nas trilhas preferidas dos animais ou em zonas úmidas utilizadas pelos animais.

Especialistas em vida selvagem dizem que os casos de eletrocussão estão em ascensão e, apesar das diretrizes de 2005 do Supreme Court’s Central Empowered Committee (CEC) to the State Electricity Boards and Forest Departments para reforçar a segurança e evitar a caça, nada foi feito.

De acordo com Tito Joseph da Wildlife Protection Society of India (WPSI), enquanto a cada ano pelo menos 20 elefantes morrem devido à prática, pelo menos 43 elefantes foram mortos em 2016 desta forma.

“Em 2011, ao menos 11 leopardos morreram devido à eletrocussão e pelo menos 10 tigres selvagens foram caçados”, disse Joseph ao IANS.

Dois leopardos, uma tigresa e dois cervos sambar também foram eletrocutados entre 11 e 14 de janeiro em diferentes divisões florestais do distrito de Nagpur em Maharashtra. Em 25 de janeiro, um urso preguiça foi encontrado eletrocutado sem suas garras na Divisão de Floresta Amravati de Maharashtra, revelou um oficial, segundo o NewsGram.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

EDUCAÇÃO

ARTIGO

DESACATO

GENTILEZA

DOR E SOFRIMENTO

COMPORTAMENTO

BENEFÍCIOS

CRUELDADE

SENCIÊNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>