Força-tarefa resgata 36 aves ameaçadas pela seca em Salvador (BA)


lagoa dos patos de Pituba
O baixo nível da água na Lagoa dos patos é uma ameaça para os animais que ali habitam | Foto: Divulgação / Vereadora Ana Rita Tavares

Uma força-tarefa formada pela vereadora Ana Rita Tavares (PMB), pelo vice-prefeito Bruno Reis, pelo Secretário João Roma, e moradores do local, resgatou, nesta sexta-feira (27), vinte gansos e dezesseis patos que viviam na Lagoa dos Patos, no bairro da Pituba, em Salvador (BA).

Os animais estavam sendo ameaçados pelo baixo nível de água verificado naquele importante manancial, que sofre com secas seguidas nos últimos anos.

A Lagoa dos Patos já foi habitat de diversas espécies nativas, como peixes, cobras e até um jacaré. Mas, nos últimos anos, somente as trinta e seis aves sobreviviam em meio a pouca água esverdeada, lama e folhas.

Os animais foram levados a uma fazenda cedida pelo secretário João Roma, até que a Lagoa seja revitalizada.

Revitalização

Em 2013, Ana Rita havia pedido a recuperação da Lagoa dos Patos, que fica entre as ruas Piauí e Maranhão. Na época, ela apresentou projeto solicitando à Secretaria da Cidade Sustentável a criação de um programa de revitalização do ecossistema e conservação das áreas comuns da lagoa.

De acordo com a parlamentar, a biodiversidade da Lagoa dos Patos está ameaçada desde o final de 2012 em decorrência de um processo avançado de seca que ameaça a fauna e flora locais. “Temos lá na lagoa peixes, gansos, patos, jacarés e tartarugas que estão correndo o risco de morte”, declarou Ana Rita.

A vereadora lembrou ainda, que a Lagoa dos Patos é um espaço público de recreação e lazer para muitas famílias que moram em sua proximidade, já que o espaço conta com pista de cooper, equipamentos para atividades físicas e área verde abundante.

Naquela ocasião, uma equipe da Secretaria da Cidade Sustentável esteve no local para análise e emissão de parecer técnico.

Fonte: Vereadora Ana Rita Tavares


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSERVAÇÃO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MAUS-TRATOS

HABITATS DESTRUÍDOS

OMISSÃO

ECONOMIA CIRCULAR

DEDICAÇÃO

TECONOLOGIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>