Empresa de ração faz recall após ser encontrada droga para eutanásia em seu produto


Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

O recall da empresa Evanger’s Dog & Cat Food aconteceu nesta semana em quinze estados norte-americanos para um produto específico, o “Hunk of beef”, uma ração feita para cachorros e que pode estar contaminada com a droga Pentobarbital, usada para a eutanásia de cães, gatos e cavalos.

Um animal morreu e pelo menos quatro ficaram doentes por causa da contaminação. O óbito ocorreu na véspera do Ano Novo, após um cachorro da raça pug ingerir o alimento enlatado. Outros três cães da mesma tutora também ingeriram a ração, mas conseguiram sobreviver. Segundo Nikki Mael relatou para o site Katu, os  cachorros estavam bem antes de se alimentar. “Eu dei uma lata e dentro de 15 minutos eles estavam agindo como se estivesse dopados, estavam caindo”, afirma.  Os animais domésticos foram encaminhados para a terapia intensiva de uma clínica veterinária e passam bem. Mais dois animais  também foram contaminados pela droga. A empresa pagou pelas despesas médicas de todos e fez uma doação para um abrigo em honra do cachorro que morreu.

 

A droga que segundo o fabricante pode causar sonolência, tonturas, agitação, perda de equilíbrio ou náuseas e, em alguns casos, a morte dos animais foi encontrada em um único lote. Mas a empresa resolveu retirar das prateleiras todas as latas da ração fabricadas na mesma semana. A carne foi distribuída para locais de varejo e vendida online para Washington, Califórnia, Minnesota, Illinois, Indiana, Michigan, Wisconsin, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Massachusetts, Maryland, Carolina do Sul, Geórgia e Flórida.

A companhia afirma que esse é o primeiro recall em 82 anos de história e está investigando como a carne poderia ter sido contaminada. Em um pronunciamento declarou: “Sentimos que fomos decepcionados pelo nosso fornecedor, e em referência à possível presença de pentobarbital, decepcionamos nossos clientes”. Os lotes que sofreram recall são: 1816E03HB, 1816E04HB, 1816E06HB, 1816E07HB, and 1816E13HB. A validade deles ia até junho de 2020.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA

RESPEITO E AFETO

FINAL FELIZ

TRISTEZA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>