Turista ataca tubarão para tirar selfies em Fernando de Noronha (PE)


Divulgação

Uma turista da Paraíba resolveu maltratar um animal para registrar uma selfie, na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, e por pouco não se feriu gravemente. A visitante pegou um filhote de tubarão com a mão, enquanto o namorado filmava. O animal se debateu e reagiu, mordeu o dedo da turista. O ato de molestar animais em uma área de preservação (o Sueste faz parte do Parque Nacional Marinho) é crime ambiental.

“O tubarão revidou, reagiu defensivamente e mordeu o dedo da turista. O animal não teve a iniciativa de agredir o ser humano, de fato o humano agrediu o tubarão. Para se desvencilhar, o animal reagiu de forma defensiva”, falou o pesquisador de tubarões, Léo Veras. O animal era um filhote de tubarão limão.

Divulgação

Outras pessoas que presenciaram o fato ficaram indignados com ação. A mulher que cometeu o crime ambiental foi atendida no Hospital São Lucas, levou três pontos no ferimento e foi liberada. A reportagem do blog Viver Noronha estava no hospital e questionou a turista para que ela relatasse o que aconteceu, mas a visitante se negou a dar entrevista.

O chefe de Fiscalização do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Júlio Rosa, também esteve no Hospital São Lucas. “Nós convocamos a turista a comparecer à sede do Chico Mendes. Vamos ouvir a visitante para saber quais medidas vamos tomar”, informou o chefe de Fiscalização.

Divulgação

Pela lei, crimes ambientais podem ser punidos com aplicação de advertências ou multas. No ano de 2014, um turista de São Paulo também pegou um tubarão com a mão e foi multado em R$ 5 mil pelo Instituto Chico Mendes.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRIME AMBIENTAL

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>