Avanço

Projeto de lei visa proibir fogos de artifício com ruídos em Pelotas (RS)

Na última semana, o vereador Ivan Duarte protocolou Projeto de Lei que proíbe a utilização de fogos de artifício que causam ruídos sonoros. A proibição se estende por todo o território Pelotense, em recintos abertos e fechados, públicos e privados.

“Com esse projeto atendemos uma demanda dos protetores de animais e seguimos uma tendência já adotada em diversas cidades no país”, Explicou Ivan, que também ressaltou que o barulho dos fogos não afeta só os animais: “ Idosos e algumas crianças com necessidades também sofrem com o barulho dos fogos de artifício”.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Carine Luçardo, veterinária e protetora animal. Segundo ela, se a lei for aprovada, será um avanço em prol do bem-estar e segurança dos animais. “Os cães e gatos possuem uma capacidade auditiva diferente do ser humano, são muito mais sensíveis ao barulho”, disse Carine.

A veterinária explicou ainda que os danos causados pelo barulho dos fogos causa sequelas tanto físicas (lesão nos tímpanos, surdez, aumento da frequência cardíaca) quanto psicológicas (ansiedade, fobia de estouros), podendo levar até mesmo à morte. “Com a aprovação da lei, esperamos acabar com as consequências negativas dos fogos, que podem ser fatais”, concluiu a veterinária.

Se a legislação for aprovada, a Prefeitura terá o prazo de 30 dias, a partir da data de publicação, para regulamentá-la.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui