CONTEÚDO ANDA

Mais de 6 mil tartarugas são resgatadas do tráfico

Na maior operação de resgate do gênero, 6434 tartarugas flapshell indianas foram recuperados de caçadores no distrito Amethi de Uttar Pradesh, na Índia.

122

11/01/2017 às 18:00
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Daily Mail

Reprodução/Daily Mail

Na maior operação de resgate do gênero, 6434 tartarugas flapshell indianas foram recuperados de caçadores no distrito Amethi de Uttar Pradesh, na Índia.

Especialistas dizem que a nação está entre os cinco maiores países asiáticos para a conservação de tartarugas, mas quase 40% das espécies estão listadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

A UP Task Force Especial (STF) liderada pelo superintendente da polícia Arvind Chaturvedi invadiu um afluente do Canal Indira Gandhi na área de Gauri Ganj.

Eles encontraram as tartarugas em 140 sacos que seriam transportadas em um caminhão com uma licença de Bengal ocidental, separadamente de alguns barcos. No total, as tartarugas de água doce pesavam cerca de cinco toneladas, disseram as autoridades.

“Este é realmente o maior transporte na história da vida selvagem da Índia, tanto em termos de números e peso”, disse Chaturvedi.
Enquanto a tartaruga flapshell indiana, também conhecida localmente como Sundari, é a tartaruga mais comum no país, ela tem sido caçada a um ritmo alarmante.

A espécie é nativa do sul da Ásia e é encontrada apenas na Índia, Paquistão, Bangladesh, Mianmar e Sri Lanka. Na Índia, vive no cinturão do Gangetic ao longo de Uttar Pradesh e Bihar, especialmente na rede de afluentes Ghagra-Gomti.

Uma tribo conhecida como Kanjad é conhecida por capturá-las nos rios, lagos e pequenas lagoas de Uttar Pradesh.

Reprodução/Daily Mail

Reprodução/Daily Mail

Praticamente através de todos os meios possíveis – estrada, trem e até mesmo correio de encomendas – estas tartarugas são enviadas para Mumbai, Bengala Ocidental, Assam e Tripura.

Na região, aprecia-se a sua carne, considerada limpa e aromática. Além disso, suas conchas são enviadas para Bangladesh, China e outros locais para serem utilizadas em sopas e em medicamentos em pó.

“A caça às tartarugas em Uttar Pradesh atingiu proporções épicas. É o lar de 14 espécies de tartarugas ameaçadas de extinção do total de 28 encontrados na Índia. Elas incluem a flapshell indiana, softshell, roofed e tartarugas pretas. Nós estimamos que pelo menos 20 mil são contrabandeados para fora de Uttar Pradesh todos os anos”, disse Arunima Singh da Turtle Survival Alliance (TSA).

“Essa é realmente uma má notícia para a pureza e o equilíbrio ecológico de Ganga. Sem essas tartarugas, a limpeza de Ganga será ainda mais difícil”, completou.

Além disso, a popularidade das tartarugas nos países do sudeste asiático como Cingapura, Tailândia e Vietnã está crescendo rapidamente.

Foto: Shutterstock/Isabelle Kuehn

Foto: Shutterstock/Isabelle Kuehn

Há uma demanda para criá-las como animais domésticos. Um alto executivo do Departamento de Controle de Crimes de Vida Selvagem (WCCB) explicou: “Existe uma crença nas tradições do Feng Shui de que uma tartaruga com todas as 20 garras – 5 em cada uma das quatro patas – é um amuleto de sorte”.

“Muitas vezes, essas tartarugas são levadas para o Mumbai Crawford Market, além de Kolkata. Um número considerável é enviado para vários países dos portos dessas cidades. Notavelmente, elas também são usadas para produção de afrodisíacos e cosméticos”, acrescentou.

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN coloca as tartarugas flapshel na categoria “menor preocupação”, mas elas estão na Tabela I da Lei de Proteção da Vida Selvagem.

“É um desafio parar esses caçadores e quebrar sua rede altamente organizada. Eles estão espalhados por Fatehgarh, Kannauj, Allahabad e Varanasi, explorando os bancos de areia dos rios Saryu, Ghagra etc”, disse o superintendente assistente da polícia Arvind Chaturvedi.

Recentemente, muitas operações similares foram realizadas no distrito Burdwan de Bengala Ocidental e na estação ferroviária de Howrah, segundo o Daily Mail.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.