De animal domesticado a um macaco de verdade: conheça a saga de Mikey


Por Ana Luiza Yoneda / Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Born Free Fundation
Foto: Born Free Fundation

Até onde você iria para resgatar um macaco que precisa de ajuda? O jovem Mikey tinha um lar. Ele tinha uma grande gaiola em uma sala de estar; brinquedos, frutas e cobertores. Mas, esse macaco de dois anos é um animal selvagem que precisa escalar árvores, ir atrás do próprio alimento e viver ao lado de membros de sua espécie.

Ele foi gerado pela reprodução em cativeiro e arrancado de sua mãe com apenas duas semanas de vida. Depois, foi transportado dentro de um navio para viver como um animal doméstico em uma casa com crianças, cães resgatados e gatos selvagens se alimentando na varanda.

Sua tutora estava se mudando para um apartamento que não iria permitir animais e por isso tinha que deixá-lo ir. O Born Free USA Primate Sanctuary, localizado em Dilley, Texas, possui estrutura para receber e cuidar de macacos dessa espécie.

O problema em ter criar animais selvagens como domésticos

Foto: Born Free Fundation
Foto: Born Free Fundation

Primatas ou qualquer outro animal selvagem, não foram feitos para viverem da forma como Mikey vivia. Eles não foram feitos para ficar em quartos ou quintais, mas para viver na natureza. Existem literalmente centenas deles que são negociados de forma regular pelos EUA para viverem confinados.

Infelizmente, a prática não é proibida e as pessoas continuam comprando macacos e outros animais.

Mikey poderia ter ido para um “pseudo” santuário. Ele poderia ter sido colocado para procriar ou ser vendido. Ele sem dúvida teria sido explorado. Mas, sua tutora gostava de verdade dele. Dava para ver a angústia em seu rosto quando se despediu dele. Eram lágrimas de verdade e ela acreditava que cuidar dele era algo bom até escolher a Born Free para ser o novo lar do macaco.

Adam M. Roberts e sua colega Kelly, membros da organização, pegaram um avião e viajaram por seis horas até o Alabama. Alugaram um carro e dirigiram por 90 minutos até a casa de Mikey. De lá, fizeram uma viagem de 15 horas para entregá-lo, no dia seguinte, à dedicada equipe do Born Free USA Primate Sanctuary.

Um novo lar de Mikey

Foto: Born Free Fundation
Foto: Born Free Fundation

No santuário, Mikey terá tudo o que precisar, começando pelo cuidado profissional e o tempo de adaptação. Ele receberá atenção veterinária e uma dieta apropriada e quando estiver pronto poderá conhecer outros macacos e aprender a agir naturalmente ao invés de se comportar como um animal doméstico.

O novo lar de Mikey será seguro e restaurativo. Ele poderá escalar, descansar, e brincar. Há muitos outros macacos lá. Também há macacos de zoológicos de beira de estrada e de laboratórios de pesquisa biomédica. Há macacos jovens que precisam extravasar sua energia, e macacos idosos com saúde frágil, envelhecendo naturalmente.

Muitos têm nome. Todos têm personalidades distintas. E, o traço em comum que os une é que eles não deveriam precisar de nós. Eles não deviam ser procriados, contrabandeados, vendidos, explorados ou confinados, mas eles foram. “Enquanto durar essa necessidade e existirem pessoas no país dispostas a ajudar, entraremos em aviões e sentaremos atrás de volantes para assegurar que o próximo Mikey e qualquer outro macaco possa ter a chance de uma vida feliz e plena.. Acho que a resposta para a pergunta é: iremos o mais longe possível para ajudar um macaco que precisa de nossa ajuda”, disse Roberts, segundo o One Green Planet.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DESMATAMENTO

BARBÁRIE

PRESSÃO INTERNACIONAL

INVOLUÇÃO

UNIÃO

PREVENÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>