Para proteger animais, Três Lagoas (MS) cancela queima de fogos de artifício da virada


Por Rafaela Pietra | Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Divulgação / JP News
Foto: Divulgação / JP News

A Prefeitura de Três Lagoas (MS) acatou uma recomendação do Ministério Público Estadual e anunciou ontem que a tradicional queima de fogos da virada do ano não será realizada pelo bem dos animais. No final de novembro, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, encaminhou uma notificação para a prefeitura recomendando que não haja queima de fogos para proteger os animais que vivem na Lagoa Maior.

“Considerando que existem centenas de animais morando na Lagoa Maior, como capivaras, jacarés, cobras, pássaros, e todos dependem do local para sua sobrevivência, considerando que não há boa convivência entre fogos de artifício e animais selvagens ou não existentes na lagoa, bem como um gasto desnecessário e excessivo ao erário público, recomendo a não realização de fogos de artifício na Lagoa Maior”, recomendou ao JP News.

O promotor declarou ainda que os fogos de artifícios produzem barulho muito acima dos decibéis permitidos pela lei e, segundo ele, provocam outros riscos como queimadas e iluminação excessiva aos olhos. As queimas de fogos de artifício prejudicam também animais domésticos, como cães e gatos, que sofrem muito com o barulho ensurdecedor. A incidência de animais que fogem de suas casas em desespero por conta disso é enorme.

Se a sua cidade ainda não acabou com as queimas de fogos de artifício na virada do ano, veja como proteger seu animal doméstico clicando aqui.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

DEBILITADO

DECISÃO JUDICIAL

INSPIRAÇÃO

DENÚNCIA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

RETROCESSO

RESPONSABILIDADE

SOLIDARIEDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>