EnglishEspañolPortuguês

No verão, viroses e problemas de pele se intensificam em animais domésticos

10 de dezembro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | Alexandre Martins
Foto: Divulgação | Alexandre Martins

Com a temperatura acima dos 30 graus na maioria das cidades brasileiras, o cuidado deve ser redobrado também para os animais. Cães e gatos tendem a sofrer com a falta de respiração, problemas de pele, além de desidratação nesta época do ano, em especial os animais conhecidos como braquicefálicos, ou seja, animais com focinhos achatados. Segundo os veterinários, o cuidado deve ser redobrado porque são raças mais sensíveis, mas todos sofrem com as viroses e problemas dermatológicos.

A médica veterinária Mariane Arakaki lembra que as viroses de verão, como são conhecidas, deixam o animal com sintomas de diarreia e vômitos. A sazonalidade do vírus faz com que fique fraco, por isso, é indispensável deixar as vacinas em dia. “Os animais quando têm os focinhos achatados, como os buldogues e os pugs, ficam com dificuldade em respirar e no verão a situação piora porque a transpiração deles é por meio do focinho. Muitos deles chegam a ficar ofegantes com o excesso de calor e por isso é preciso que os tutores fiquem atentos a estes sintomas.

Mas, além da vacinação, pequenos detalhes fazem a diferença, em especial a alimentação, o banho e a tosa correta do animal. O veterinário Everton Pereira Fernandez lembra que, para manter a hidratação constante do animal, por exemplo, são necessários três ingredientes: alimentação saudável, água fresca e banho em temperatura morna.

“Muitos cães tendem a ter problemas de pele, principalmente quando o banho é feito de forma incorreta. Quando falamos em dermatite (doença de pele canina causada pelo efeito direto de um produto químico) também falamos em excesso ou a falta de banho porque a pele pode ficar oleosa e causar coceira no animal. Além disto há um problema no corte do pelo porque alguns animais precisam, mesmo no verão, manter seus pelos alongados e nestes casos os cuidados são para mantê-los saudáveis”, comenta.

Outro problema característico da estação é o aparecimento de pulgas. Então é necessário manter o ambiente sempre limpo. “O importante é lembrar sempre que o cão sofre sim com o calor e merece todo o cuidado possível”, comenta Mariane.

Em dias quentes passeie com os cães apenas pela manhã ou no final de tarde uma vez que o chão quente pode queimar suas patas; mantenha o corte do pelo de acordo com sua raça e, se necessário, após o banho, peça para fazer a tosa higiênica; troque frequentemente a água e o alimento do animal para evitar bactérias ou o acúmulo de sujeira de roedores e pássaros; mantenha a carteira de vacinação em dia.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Você viu?

Ir para o topo