EnglishEspañolPortuguês

Mais de 300 vítimas do comércio de animais exóticos são resgatadas em estado crítico

10 de dezembro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: WIVB
Foto: WIVB

Mais de 330 animais, incluindo cobras, ratos, aves, porcos e camundongos foram resgatados de uma residência em Nova York (EUA). Dezenas de criaturas foram encontradas mortas quando oficiais da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais no Niagara invadiram a propriedade em Wilson.

Pelo menos 100 cobras, 200 ratos e camundongos, 40 a 50 aves, 15 gatos e dois pequenos porcos foram retirados da residência, segundo a diretora executiva da SPCA, Amy Lewis.

Os proprietários foram identificados como Thomas e Robyn Dawe. Sua filha Maria Dawe, 21, operava um negócio de animais considerados exóticos no local. Segundo Lewis, os funcionários da SPCA chegaram à casa depois que receberam uma denúncia de uma testemunha de que os animais viviam em condições repugnantes.

Foto: WIVB
Foto: WIVB

As aves mortas foram encontradas em pratos de água e as cobras foram descobertas em pequenos recipientes de embalagens. Lewis disse que a família Dawe enfrentará acusações por não fornecer o sustento e os cuidados veterinários adequados.

Robyn Dawe tentou defender sua família dizendo que as vítimas faziam parte do negócio de animais “exóticos” da filha. Maria Dawe dirigia um comércio chamado ‘Maria’s Birds & Exotics’ e escreveu em seu site oficial que se especializou na criação de papagaios e outros tipos de aves.

“Todos os meus bebês vêm com garantias de saúde”, escreveu ela. Maria afirmou que não era “uma criadora que se concentra nas vendas”, mas sim uma que queria “garantir lares definitivos”.

Foto: WIVB
Foto: WIVB

De acordo com ela, o negócio “desacelerou” no ano passado depois que seu parceiro supostamente parou de cuidar dos animais. “Acabei de pegar esses animais  de volta e que estavam com ele, são as cobras e muitos pássaros”, disse ao The Buffalo News.

Maria alegou que a SPCA exagerou o número de animais que foram encontrados em sua casa e que a história “foi bem distorcida”. Ela também contou que seu vizinho a ameaçou e disse que tiraria os animais da casa.

Foto: Facebook
Foto: Facebook

A SPCA divulgou imagens perturbadoras da casa de Dawe que mostram cobras mortas em tanques e pássaros esqueléticos. Lewis disse que Robyn Dawe inicialmente falou com os investigadores da SPCA e permitiu seu acesso à propriedade.

“Quando começamos a fazer muitas perguntas, ela disse ao meu investigador que tinha que partir. Nesse ponto, tínhamos o suficiente para conseguir um mandado para entrar na propriedade e examinar o resto dos animais”, afirmou Lewis ao Niagara Gazette.

Lewis relatou que foram necessárias mais de três horas para a SPCA remover os animais da residência.

Foto: Facebook
Reprodução: Facebook

Ela contou que este foi um dos casos mais perturbadores que viu em seu trabalho: “Nunca recebi um telefonema frenético de uma investigadora antes. Ela me chamou e falou: ‘Precisamos de você aqui agora porque isso é realmente ruim”.

Dawe assinou uma declaração que continha os animais resgatados, incluindo pitões, serpentes e jiboias, que foram levados para um abrigo para serem tratados.

Reprodução: Facebook
Reprodução: Facebook

Ela recebeu permissão para ficar temporariamente com quatro papagaios. Lewis informou que será feita outra visita à propriedade para verificar se as condições melhoraram antes de permitir que Dawe mantenha os pássaros.

Os animais que não têm problemas de saúde serão imediatamente disponibilizados para adoção. O SPCA Niagara também está à procura de doações para ajudar as vítimas, principalmente roupas de cama e alimentos para ratos e camundongos, informou o Daily Mail.

Você viu?

Ir para o topo