EnglishEspañolPortuguês

Chocante: vídeo revela os bastidores da indústria de peles de vison

8 de dezembro de 2016
4 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Open Cage
Foto: Open Cage

A terrível realidade das fazendas polonesas de visons foi divulgada por um funcionário que filmou o repugnante tratamento dos animais em seu local de trabalho.

Imagens angustiantes mostram animais repletos de larvas que são deixados paralisados com feridas terríveis antes que sejam assassinados e esfolados para a produção de revestimentos, chapéus e luvas vendidos nas ruas da Grã- Bretanha e em outros lugares do mundo.

Durante dois meses, o trabalhador registrou cenas em uma fazenda de peles em Masanow, na Polônia, que cria 80 mil visons americanos por ano. Seus agonizantes vídeos mostram funcionários espancando os animais, jogando-os contra paredes, pisando naqueles que tentam escapar, agarrando-os pelo rabo e lançando-os em gaiolas.

Foto: Open Cage
Foto: Open Cage

Os visons possuem feridas profundas, dolorosas e graves, sofrem com os ossos  salientes e as larvas em seus corpos. Além disso, dezenas de visons mortos são removidos de suas gaiolas diariamente e aqueles que não são assassinados no outono também são esfolados da mesma maneira.

“As partes mais difíceis foram assistir ao assassinato de animais e à violência sem sentido. Os visons, presos em pequenas gaiolas, gritam e guincham. Para alguns, é divertido espancá-los”, disse o funcionário da fazenda que quis permanecer anônimo.

Quando os animais ficam doentes não recebem qualquer cuidado. No máximo, são transferidos para uma gaiola separada ou pulverizados com um desinfetante.

“Há um spray especial que pode ser usado em visons doentes, mas na prática ninguém usa porque o sistema não tem espaço para tratamento. Tudo gira em torno das peles, não dos animais”, disse o trabalhador.

Foto: Open Cage
Foto: Open Cage

Em 2015, o Reino Unido importou da Polônia peles estimadas em £ 3,7 milhões. Os casacos de peles de visons são vendidos por mais de £ 10 mil.

Costumava-se pensar que os criadores de peles cuidam adequadamente dos visons porque de outra forma sua pele seria inútil. Mas, como observa Paweł Rawicki, do grupo de bem-estar animal Open Cages, “essas gravações desacreditam um dos maiores mitos da indústria de peles”.

A fazenda é operada pela Farm Equipment International, parte do império de peles holandesas de propriedade dos irmãos Leeijen, que são os maiores fornecedor de peles de visons no mundo e que chegam a valer US$ 90 milhões.

A empresa, uma das muitas companhias holandesas que investem na indústria polonesa de peles, possui 14 fazendas em toda a Polônia.

Foto: Open Cage
Foto: Open Cage

Devido à  proibição da criação de peles na Holanda, os principais fabricantes estão transferindo as suas operações para a Polônia e Lituânia.

Este não é o primeiro caso revelado sobre a crueldade nas fazendas da empresa. Em 6 de novembro, dois funcionários de uma instalação da Farm Equipment International em Giżyn receberam uma pena de prisão de seis meses, que foi suspensa por dois anos.

Gravações de ativistas mostraram que os funcionários jogavam brutalmente os visons em câmaras de gás, lançavam-nos contra gaiolas e os espancavam severamente.

No mesmo mês, a Open Cages pediu aos parlamentares poloneses a proibição da criação de peles, que também mata raposas e cachorros do mato. A petição foi assinada por 120 mil pessoas.

“Esta filmagem é uma acusação condenatória contra a cruel indústria de peles e, embora choque os consumidores britânicos que observarão o nível de sofrimento  e violência constante contra esses pobres animais, é um lembrete fundamental de que a pele é um negócio sangrento que não deve ter lugar em nossas lojas ou em nossas ruas”, disse Claire Bass, diretora britânica da Humane Society International.

“O Reino Unido importa grandes quantidades de peles da Polônia, onde esta filmagem foi feita, então estamos importando esta crueldade. A Grã-Bretanha é uma nação livre de fazendas de pele, mas, infelizmente, não uma nação livre de peles cruelmente produzidas em fazendas no exterior como esta. Nossa sondagem recente mostra que o grande público britânico esmagadoramente rejeita todas as peles de animais. Estas imagens da Polônia apoiam nosso apelo ao governo para que feche nossas fronteiras a este comércio brutal, sangrento e completamente desnecessário”, completou.

A Grã-Bretanha proibiu a indústria de peles no ano 2000 e todas as fazendas foram fechadas em 1 de janeiro de 2003, segundo o Daily Mail.

Você viu?

Ir para o topo