Abrigo reúne tutores e animais domésticos vítimas de incêndio


Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Sevier County Humane Society
Sevier County Humane Society

Após incêndios florestais devastadores terem atingido o leste do Tennessee (EUA) no início da última semana, algumas pessoas estão finalmente se reunindo com seus amados animais que não conseguiram resgatar devido ao incidente.

Os incêndios que atingiram as cidades do condado de Sevier mataram pelo menos 13 pessoas e feriram 85, destruindo mais de mil casas e empresas. Muitos tutores foram incapazes de salvar os animais domésticos durante o caos dos incêndios que se espalharam rapidamente.

Em alguns casos, os animais fugiram e desapareceram quando as chamas se aproximaram. Em outros, os tutores não estavam em suas residências quando os incêndios atingiram suas propriedades e as chamas e/ou as autoridades os impediram de voltar para salvar os animais.

Mas graças ao trabalho de grupos como a Sevier County Humane Society (SCHS) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Tennessee (UTCVM), já ocorreram reencontros felizes entre os tutores e seus companheiros.

Sevier County Humane Society
Sevier County Humane Society

“Esta é uma comunidade que está sofrendo uma grande perda agora, por isso estamos apenas fazendo tudo o que pudermos para ajudar”, disse Michaela Sorey, gerente do abrigo da Humane Society de Sevier.

O SCHS teve que evacuar seu abrigo durante a noite. A equipe conseguiu mover todos os animais em segurança e criou um abrigo temporário no Sevier County Fairgrounds, onde está aceitando animais prejudicados pelo incêndio. O local oferece um refúgio temporário para animais domésticos cujos tutores foram deslocados de suas próprias casas.

Leslie Wereszczak, da Universidade do Tennessee, ficou comovida pela emoção de pessoas desesperadas tentando encontrar os animais. Ela descreveu uma mulher que viu uma foto de um gato no Facebook da UTCVM e pensou que ele era o animal que estava procurando.

“Enquanto eu falava com ela, percebi que a descrição que estava me dando não combinava e foi absolutamente doloroso dizer-lhe isso. Eu podia apenas ouvir o profundo desapontamento em sua voz. … Ela perdeu sua casa e tudo no incêndio e tudo o que quer é encontrar o gato”, contou.

Sevier County Humane Society
Sevier County Humane Society

Enquanto o SCHS fornece alguns cuidados veterinários, a universidade recebe os casos mais severos. Wereszczak observou que a instituição está avaliando os animais gratuitamente. Através de doações da comunidade, o SCHS também está fornecendo suprimentos para pessoas que escaparam com seus animais domésticos, mas que agora estão lutando sem os suprimentos necessários.

“Eu não posso lhes dar dinheiro, mas posso lhes dar comida para cães”, disse Sorey.

O maior desafio dos ativistas agora é resgatar os inúmeros animais domésticos que estão perdidos, aterrorizados e possivelmente feridos na área, disse ela.

“Eles têm encontrado animais soltos que estão com medo de morrer e eles não são fáceis de resgatar. Há vários gatos lá fora e alguns deles são domésticos e nunca estiveram nas ruas em sua vida agora eles estão no frio, congelando com as patas queimadas”, acrescentou.

O condado tem apenas dois oficiais de controle de animais, embora alguns outros oficiais de outras regiões tenham se oferecido para ajudar. O SCHS também criou um fundo para cuidados veterinários de emergência para os animais afetados e a UCTVM também está aceitando doações para fundos médicos, informou o Huffington Post.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>