EnglishEspañolPortuguês

Urso é covardemente arrastado e agredido por treinadores de circo

2 de dezembro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Animals Asia
Animals Asia

Este é o momento chocante em que funcionários de um zoológico chinês brutalmente arrastam um urso durante um show de circo.

O vídeo, supostamente divulgado por um dos espectadores Qingdao Wildlife Park, provocou um clamor entre internautas, que exigiram ações imediatas contra shows que usam animais.

Os instrutores removeram o urso do palco usando uma trela e uma barra de ferro. As imagens foram publicadas pela primeira vez no Weibo, o equivalente chinês ao Twitter, por um usuário com uma conta chamada ‘Qingdao Brief News’.

O titular do cadastro, que tem mais de 83 mil seguidores, escreveu no post que o vídeo tinha sido filmado no Qingdao Wildlife Park.

A filmagem mostra que o urso, que foi colocado em uma trela, estava tentando ficar longe de dois treinadores de animais. Ele parecia estar aflito e lutando.

Um dos treinadores pode ser visto violentamente puxando a trela, forçando o urso para fora da gaiola enquanto seu colega tentava acertá-lo com o que parecia ser uma vara.

O vídeo rapidamente alcançou mais de 100 mil cliques e mais tarde foi compartilhado pelos meios de comunicação e organizações de bem-estar animal, como a Animal Asia.

Centenas de pessoas expressaram sua indignação nas mídias sociais e muitos pediram que os shows de circos que usam animais sejam interrompidos imediatamente.

Um usuário chamado ‘sweet season’ escreveu em Weibo: “A felicidade de ver animais sendo torturados não é uma felicidade real.”

Outro usuário chamado ‘LI miss ya’ disse: “Eu boicotei shows com animais.” Um terceiro usuário ‘yamazia’ comentou: “Por que o instrutor não tenta bater em si mesmo com a barra de ferro. Deve doer muito!”

Para chamar mais atenção para o caso, alguns usuários marcaram seus comentários em grupos de bem-estar animal, como a PETA Ásia. Depois que o vídeo se tornou viral, o Qingdao Wildlife Park pediu desculpas pelo comportamento dos treinadores.

Animals Asia
Animals Asia

Em uma entrevista ao Qingdao News, um porta-voz do zoológico afirmou que o urso estava excitado durante a apresentação do circo. Ele também disse que o urso lutava conforme um treinador tentava levá-lo de volta para seu recinto, levando outro treinador a interferir com a barra.

Foi dito também que o zoológico iria parar de colocar qualquer animal excitado em contato com os turistas, informou o Daily Mail.

Localizado no sudoeste de Qingdao, o Qingdao Wildlife Park explora mais de cinco mil animais de 263 espécies. Em uma declaração, o estabelecimento afirmou ser uma base nacional para popularizar a “educação científica”.

Grupos de animais condenaram o comportamento cruel dos funcionários do local. “A Animals Asia está extremamente preocupada com o que é visto nessa filmagem”, disse Dave Neale, da revista Animals Asia’s Animal.

No entanto, Neale disse que a reação dos chineses em relação ao vídeo também mostra “até que ponto as questões de bem-estar animal se espalharam”.

“Mais importante ainda, esta revolta da opinião pública tem uma possibilidade muito real de resultar em mudanças tangíveis. À medida que a exploração animal se torna mais vocalmente oposta, ela se tornará cada vez mais socialmente inaceitável”,  acrescentou Neale.

Wendy Higgins da Humane Society International concordou: “É sempre tão triste ver magníficos animais selvagens degradados e reduzidos a performances”.

Você viu?

Ir para o topo