EnglishEspañolPortuguês

Turismo explorador: golfinhos são obrigados a ficar imóveis para serem filmados

26 de novembro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Tradução de Ana Luiza Yoneda / Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Dolphin Encounters
Reprodução/Dolphin Encounters

O “mannequin challenge” (desafio do manequim), novo viral da internet, pode ser divertido para as pessoas, mas a sua versão mais recente é um caso emblemático de crueldade contra animais.

A Blue Lagoon Island’s Dolphin Encounter, uma instalação para turistas nas Bahamas, postou recentemente um vídeo que mostra três golfinhos posando inertes juntamente com vários treinadores e com o público. Infelizmente, este vídeo não é tão inocente quando pode parecer.

Mais uma vez, os golfinhos são obrigados a participar de uma prática sem sentido e são explorados como entretenimento. De acordo com Ric O’Barry, fundador do Dolphin Project e estrela do documentário de 2009, “A Enseada”, ficar imóvel desse jeito é algo que golfinhos são coagidos a fazer com frequência em situações de cativeiro, como se estivessem à espera de uma ordem.

“Os golfinhos das imagens estão executando um comportamento anormal que lhes foi ensinado, chamado ‘estacionamento’. Eles fazem isso para ganhar comida ou recompensas. Todos os treinadores no vídeo estão participando de uma jogada publicitária de mau gosto, às custa dos animais, ” disse O’Barry ao The Dodo.

Dois dos golfinhos estão sendo segurados pelas suas caldas, dificilmente um indicativo de que estão participando voluntariamente.

Na realidade, a verdade por trás desse vídeo aparentemente inofensivo é apenas uma das diversas realidades perturbadoras sobre turismo com golfinhos e shows que nós não vemos, reportou o The Dodo. Instalações que oferecem essas atrações, e vídeos como esse, geralmente apelam para amantes dos animais que não tem conhecimento da situação, mas O’Barry tem um conselho fundamental:

“A melhor coisa que o grande público pode fazer (se realmente quer ajudar os golfinhos) é ignorar esse ‘mannequin challenge com golfinhos em cativeiro’ e boicotar atrações com esses animais.”

Você viu?

Ir para o topo