EnglishEspañolPortuguês

Mortes de cavalos explorados em corridas revelam a crueldade dessa indústria

14 de novembro de 2016
4 min. de leitura
A-
A+

Por Laura Dourado / Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Animals Australia
Animals Australia

Um cavalo explorado para corridas entrou em colapso na linha de chegada. Ele machucou a perna dianteira esquerda, fraturando o osso perto de sua articulação na base de sua perna. Os funcionários da organização do evento correram até o local com grandes lonas verdes para evitar que a multidão e as pessoas que assistiam à corrida pela televisão o vissem agonizando.

Depois de um tempo, as lonas foram ao chão e o cavalo – chamado de Red Cadeaux – ficou de pé e trotou até uma ambulância. A multidão comemorou, provavelmente acreditando que ele ficaria bem.

Alguns dias depois, o site Racing Victoria anunciou que o cavalo Red Cadeaux estava “confortável” e que a fratura estava “estável”. O veterinário que cuidava do equino, Chris Whitton, da Universidade de Melbourne, disse acreditar que seu machucado “não era uma ameaça à vida do animal”.

Porém, poucas semanas depois, quem estava seguindo a história de Red Cadeaux recebeu outra versão: agora a fratura na perna do animal era “irreversível”, Red Cadeaux teve sua morte induzida em 20 de novembro de 2015.

Red Cadeaux foi o quarto cavalo a morrer nos últimos quatro anos durante a Melbourne Cup, uma famosa corrida de cavalos da Austrália.

7 News Melbourne, Twitter
7 News Melbourne, Twitter

Em 2014, dois cavalos, Admire Rakti e Araldo, morreram depois de se machucarem na mesma corrida, e em 2013 um cavalo chamado Verema também teve sua morte induzida na pista de corrida apesar das lonas verdes impedirem o público de ver o que estava acontecendo.

Nesse ano, na Melbourne Cup, que aconteceu no dia 3 de novembro, nenhum cavalo morreu, mas muitas pessoas já esperavam que isso acontecesse. Na realidade, uma emissora australiana lançou um programa crítico onde especulavam qual cavalo deveria morrer durante o evento.

Enquanto muitas pessoas ficam horrorizadas com a morte desses animais, a Melbourne Cup continua a ser um chamariz para o grande público australiano. Cerca de 100 mil pessoas participam do evento e milhões assistem pela televisão. Em 2014, a Melbourne Cup lucrou aproximadamente 149 milhões de dólares às custas dos abusos dos animais.

Em 2015, 132 cavalos morreram em corridas na Austrália devido a lesões repetidas, segundo o Coalition for the Protection of Racehorses, o que significa aproximadamente uma morte a cada três dias.

Animals Australia
Animals Australia

Quando os cavalos não podem mais competir, eles são “aposentados”, mas isso não significa que poderão aproveitar sua vida no campo. A “aposentadoria” normalmente significa a morte.

Na Austrália, a carne de cavalo é usada principalmente para alimentar cachorros, mas também pode ser exportada para a Bélgica e França para o consumo humano, e não são apenas os cavalos “aposentados” que são assassinados, mas também potros que não correspondem aos padrões da indústria.

Por exemplo, se um cavalo é considerado muito lento ou difícil de treinar ou apenas não tem o físico para as corridas, muito provavelmente ele será mandado para o matadouro.

Animals Australia
Animals Australia

Mais de 25 mil cavalos australianos são assassinados em matadouros todos os anos, de acordo com a Animals Australia, e, para piorar, eles normalmente veem seus amigos e parentes serem mortos enquanto aguardam sua vez.

Nos Estados Unidos, as corridas de cavalos não são muito diferentes e em 2015, de acordo com o American Jockey Club, foram registradas 484 fatalidades com cavalos de corrida.

Não há matadouros de cavalos nos Estados Unidos, mas eles são transportados para o México e Canadá para que sejam mortos, e não são apenas cavalos de corrida “aposentados” que são mortos, qualquer equino que seja considerado inadequado terá o mesmo fim.

Também em 2015, de acordo com um relatório do Animal Welfare Institute, mais de 125 mil cavalos americanos foram mandados para matadouros no México e no Canadá, nformou o The Dodo.

Nota da Redação: A Melbourne Cup pode ter acabado neste ano, mas as corridas de cavalos continuam tirando a vida de centenas de animais usados como entretenimento em todo o mundo. Eles são vítimas de uma indústria que visa maximizar seus lucros por meio do sofrimento e das mortes dos animais. Isto só acabará quando as pessoas se conscientizarem de que as outras espécies não devem ser usadas para servir seres humanos, mas sim preservadas desta exploração.

Você viu?

Ir para o topo