EnglishEspañolPortuguês

Milhares de galgos explorados em corridas são assassinados na Espanha

1 de novembro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Les Lee / Stringer
Foto: Les Lee / Stringer

Em muitas partes do mundo, os cachorros são os melhores amigos do homem. No entanto, na Espanha, os cães galgos têm sido terrivelmente abusados; milhares são mortos e muitos mais são abandonados.

Antes os galgos, conhecidos por serem leais,  gentis e carinhosos, costumavam criados exclusivamente por nobres no país. “Eles são grandes cães, bem-humorados, um pouco mais atrevidos”, disse a fundadora do Colorado’s Galgo Rescue International Abigail Christman.

Talvez seja por isso, além da lealdade e inteligência da raça, que estes cães são explorados cruelmente em corridas. Infelizmente, isso ocorre em outras partes do mundo, mas a reprodução e o treinamento dos cães para essa indústria é terrivelmente abusiva na Espanha.

Existe uma reprodução em massa de animais e muitos cães são forçados a viver em terríveis condições: acorrentados em pequenas jaulas e quase sem receber alimento. “Vimos adestradores que exploravam 70, 120 galgos que comiam aqueles que morriam”, revelou  Christman.

Os cães são amarrados a um pacote preso a uma moto ou um  automóvel e obrigados a correr. Muitos deles ficam feridos ou morrem. Porém, não é apenas este terrível método de treinamento que provoca a morte em massa de galgos. Aqueles que são considerados fora do padrão dos criadores são assassinados após uma ou duas temporadas de corrida.

Cerca de 50 mil a 100 mil cães morrem anualmente por causa dessa indústria. Alguns são jogados dentro de poços ou em rios enquanto outros são queimados ou mortos com ácido.

Houve casos de cães abandonados em florestas com  as pernas quebradas e até um encontrado com um pino em seu crânio. Regularmente,  aqueles que não têm um bom desempenho também são enforcados.

É difícil processar os criadores pela violação de leis nacionais de crueldade animal, em parte, porque é difícil pegá-los em flagrante.

Tina Solera, da organização Galgos del Sol, explica que a educação pública continua a ser a maior esperança para estes cães. A organização pretende espalhar a mensagem sobre o bem-estar dos galgos por meio das mídias sociais e de outras plataformas, segundo  o Nature World News.

Nota da Redação: É desolador ver tantos cães explorados e mortos por essa indústria, que promove essa tortura chamada de esporte, em várias partes do mundo. Recentemente, o estado australiano de Nova Gales do Sul, reverteu sua proibição de corridas de galgos, que enfrentam métodos de treinamento cruéis e sequer têm suas necessidades básicas atendidas. Esta decisão representa um enorme retrocesso para todos os cães vítimas desta exploração.

Você viu?

Ir para o topo