CONTEÚDO ANDA

Chimpanzé Cecília finalmente consegue habeas corpus

A chimpanzé Cecília, enclausurada há anos no zoológico de Mendoza, na Argentina, está perto de conhecer a liberdade. Em uma decisão inédita, a Justiça considerou a chimpanzé um sujeito de...

189

04/11/2016 às 14:00
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Claudio Gutiérrez / Los Andes

Claudio Gutiérrez / Los Andes

A chimpanzé Cecília, enclausurada há anos no zoológico de Mendoza, na Argentina, está perto de conhecer a liberdade. Em uma decisão inédita, a Justiça considerou a chimpanzé um sujeito de direitos e autorizou sua transferência para o GAP, santuário de grandes primatas no Brasil.

A chimpanzé vivia há anos sozinha em um recinto após a morte de seus companheiros, Chalie e Xuxa. O destino de Cecília era disputado por ambientalistas e funcionários do zoológico. A disputa acabou no tribunal e a primata conseguiu representação pela Associação de Funcionários e Advogados pelos Direitos dos Animais (Afada), através de Maria Alejandra Mauricio, que entrou com um pedido de habeas corpus perante o Terceiro Tribunal de Garantias argentino.

O juiz aceitou o pedido dos advogados e considerou que a Cecilia possui direitos inerentes à sua espécie. “O que reconhecemos aqui são os direitos animais, não estamos falando sobre direitos civis nos termos do Código Civil, mas os direitos de sua espécie animal: o seu desenvolvimento e a uma vida livre em seu habitat”, disse o juiz Andes.

Transferência

Segundo os responsáveis pelo translado, os esforços para a transferência de Cecília estão adiantas e provavelmente até o final de dezembro ela voará à caminho da sede do GAP em Sorocaba (SP).

No santuário no interior paulista, Cecília terá a chance de viver com outros membros de sua espécie em um ambiente adaptado às suas necessidades e finalmente deixará para trás uma vida de clausura, tristeza e solidão.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.