EnglishEspañolPortuguês

Tamanduá é solto em reserva ambiental após ser resgatado em Minas Gerais

27 de novembro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Tamanduá foi capturado por populares e depois levados pelos Corpo de Bombeiros (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)
Tamanduá foi resgatado por populares e depois levados pelos Corpo de Bombeiros (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

Já está em seu habitat, o tamanduá adulto, que foi resgatado no nessa quinta-feira (24), no bairro Canaãzinho, em Ipatinga (MG). O animal estava em uma árvore e foi encontrado por moradores e colocado em uma jaula improvisada.

O tamanduá não estava machucado, e foi levado para o zoológico da Usipa, onde ficou em observação até ser solto em uma reserva ambiental.

Segundo o tenente, Aldeir Franco, não é comum encontrar tamanduá em áreas urbanas, na região do Vale do Aço. “Por aqui resgatamos muitos animais como cobras, micos e cobras. Tamanduá é mais raro”, informou.

Animal estava em uma árvore de Ipatinga (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros )
Animal estava em uma árvore de Ipatinga
(Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros )

Franco disse que apesar da aparência dócil, o tamanduá possuiu garras afiadas, e não recomenda que a população tente resgatar o animal sem a orientação de um profissional capacitado.

“As unhas afiadas são utilizada por eles como um mecanismo de defesa, portanto, é perigoso tentar pegar um tamanduá por conta própria. Nós, do Corpo de Bombeiros, usamos luvas com um material adequado para fazer a captura. Além disso, existe a possibilidade do animal sair ferido, por isso o melhor a ser feito é acionar os órgãos responsáveis”, disse.

Modo de vida
O tamanduá é insetívoro, ou seja, come apenas formigas e cupins. Ele abre os cupinzeiros e os formigueiros com suas garras poderosas. Introduz a longa língua, com diâmetro entre um a 1,5 centímetro, que pode projetar a 60 centímetros para fora da boca. Os insetos ficam grudados na língua pegajosa e, desta forma, o animal apenas os engole.

Os tamanduás são os únicos mamíferos terrestres que não têm dentes. Eles são animais de hábitos diurnos, normalmente são vagarosos.
O tenente Franco acredita que o tamanduá encontrado no bairro Canaãzinho estava a procura de comida.

“Com o crescimento das cidades, acaba que homem invade a área onde vivem os animais e esses territórios se confundem. Como o tamanduá se alimenta de cupim e formiga, acreditamos que ele chegou até as casas em busca desses insetos, que é comum em residências urbanas”, finalizou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo