EnglishEspañolPortuguês

Encontro vegano reúne chefs, lojas, artesãos e cosméticos em Vitória

20 de novembro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

Vitória vai receber pela primeira vez um evento vegano integrando palestras, bate-papos, filmes e encontro de restaurantes, culinaristas, lojas de cosméticos e artesãos. O “Bazar Vegano” será no sábado (26), das 10h às 20h, na Casa da Stael, Centro de Vitória (ES).

A entrada do evento é beneficente. A organização está pedindo alimentos não perecíveis, preferencialmente orgânicos, que vão ser doados para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). Ao todo, 16 estabelecimentos participam da ação. À tarde, uma ninhada de gatinhos estará na casa para adoção responsável.

A culinarista Lígia Sâncio é a organizadora do evento e explica que o objetivo é mostrar às pessoas que existem muitas opções de alimentamentos no estado feitos com responsabilidade sócio-ambiental.

“O Veganismo abre caminho para a discussão. O movimento luta pelo direito à vida de animais que são objetificados pela indústria alimentícia, mas é muito mais amplo e alcança questões ambientais e sociais”, completa Lígia, que também vai vender produtos preparados artesanalmente com vegetais orgânicos.

Expositores
A bióloga Denize Nascimento, proprietária da marca Nativa, é uma das expositoras do encontro. Ela trabalha há um ano com a confecção de sabonetes, shampoos, óleos vegetais hidratantes e desodorantes naturais. Conta que a Nativa nasceu por uma busca de não só cuidar do corpo com produtos orgânicos, mas cuidar do ambiente, gerando menos resíduos tóxicos para a natureza.

“O veganismo vai além da alimentação. A gente busca um consumo consciente. Não adianta ingerir produtos de qualidade e passar na pele um monte de coisa química, sintética. Esses produtos de higiene muitas vezes têm componentes químicos que ficam bioacumulados”, explica.

O restaurante Alimento, que vem do antigo “Cio da Terra”, vai levar doces, lanches e até refeições para o bazar. A gerente Jovana Demoner acredita que vai ser um momento de mostrar a diversidade dos produtos veganos do estado.

“O veganismo tem dado mais sentido para essa geração, que agora já tem consciência do que consome e sabe o que não quer. A alimentação pode mudar o planeta e a sociedade. O vegetarianismo também”, completa.

O artesão Pingo Maonobarro vai levar utensílios de cerâmica, feitos de forma artesanal. Ele estará vendendo canecas, cumbucas, pratos e talheres. “Eu sou vegano e escolhi trabalhar com a cerâmica por não ferir meus princípios. É uma atividade não envolve exploração animal. A gente procura reaproveitar ao máximo a matéria prima, evitar desperdícios não usar materiais poluentes ou que causem danos”, conta.

Programação
10h às 11h: Rafaela Dornelas falando sobre a experiência em Agroecologia no Brasil e sua dimensão política, tema de sua dissertação de Mestrado pelo Dep. de Ciências Sociais – UFES.
11h às 11h30: Bate-papo com Aneleh Karina sobre seu percurso no Vegetarianismo e ativismo político.
11h30 às 13h – Exibição do documentário A Carne é Fraca (Instituto Nina Rosa, 2007).
13h30h às 14h30: “A Paz é Visceral” – Palestra da repórter e colunista Fernanda Couzemenco sobre alimentação natural .
14h30 às 16h: Exibição do filme Samsara (Ron Fricke, 2011).
16h às 17h: Filosofia e Movimento Vegano – Palestra com o ativista Lobo Pasolini
17h às 18h30: Palestra: Comer como Ação Política com Elaine de Azevedo (Profa do Dpto de Ciências Sociais da Ufes).
18h30: Exibição do filme Cowspiracy (Kip Andersen e Keegan Kuhn, 2014).

Participantes
Chef Vegan
Chica Libre
Doce Sinestesia
Empório Veganza
Faz Bem Estética e Cosméticos Veganos
Gegê Alimentos Orgânicose Veganos
Kombucha Viva o Dia
Ligia Sancio – Culinária Artesanal Vegana
Nativa Saboaria Artesanal
Pingo Cerâmica
Rama Quitutes Veganos
Restaurante Alimento
Restaurante Mãe Divina
Restaurante Sol da Terra
Terra Viva Produtos Naturais Orgânicos e Veganos
W.Truffies – Trufas Naturais Veganas

Serviço
Bazar Vegano
Data: 26 de novembro (sábado)
Horário: 10h às 20h
Local: Casa da Stael. R. Sete de Setembro, 263, Centro, Vitória.
Entrada: Fubá, arroz integral, feijão, óleo de girassol, triguilho, sal marinho, açúcar mascavo, lentilha, grão-de-bico, macarrão integral, canjiquinha, farinha de mandioca ou farinha de trigo integral.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo