EnglishEspañolPortuguês

Veterinário cria projeto pioneiro que oferece próteses gratuitas para animais amputados

13 de novembro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

The Better India
The Better India

O veterinário Tapesh Mathur, que trabalha em uma clínica em Jaipur (Índia), costumava ver inúmeros casos de amputação em animais. A maioria deles, especialmente vacas, perdia seus membros em acidentes envolvendo automóveis. Tapesh realizava cirurgias que os ajudava, mas sempre ficava preocupado com seus futuros.

“Eles não podiam andar ou levar uma vida normal. Seus tutores não possuíam condições de cuidar de animais inválidos. Isso me perturbou por muitos anos e eu queria fazer algo por eles. Foi assim que comecei a pesquisar as próteses para animais”,  disse.

O veterinário transformou uma pequena sala em sua oficina. Ele investigou como próteses são feitas para seres humanos e como podem ser replicadas para animais.

Assim, começou a fazer moldes leves que poderiam servir para animais mais pesados como vacas, algo que nunca tinha sido tentado antes. Tapesh testou os moldes em duas vacas amputadas, mas não deu certo. Apesar disso, ele sabia que não poderia desistir.

The Better India
The Better India

Dois anos e meio atrás, um bezerro chamado Krishna, que havia se acidentado, foi levado para a clínica. Sua perna tinha que ser amputada para salvar sua vida. Tapesh estava ansioso para ajudar o filhote a andar novamente e decidiu tentar fixar o membro protético em Krishna.

“Não é um processo fácil como é para os seres humanos. Nós sabemos que os membros artificiais ajudarão a tornar nossas vidas melhores. Mas os animais não sabem disso. Eles instintivamente rejeitam os membros e tentam se livrar deles “, explicou.

Inicialmente, Krishna se comportou dessa maneira. Após 15 dias de fisioterapia, ele lentamente se acostumou com o membro. “Depois disso, Krishna não apenas andou; ele correu. Não posso explicar a alegria de testemunhar isso “, relatou Tapesh.

Após esta primeira tentativa bem-sucedida, ele e sua esposa, a jornalista Shipra, decidiram que a missão de suas vidas seria fazer próteses para animais. Eles nomearam sua iniciativa em homenagem ao bezerro: “Krishna Limb”.

Desde então, em apenas dois anos, o casal conseguiu  dar uma nova esperança de vida a 35 vacas e dois cães. Cada membro protético custa entre três mil e quatro mil rúpias, mas o Krishna Limb oferece os dispositivos gratuitamente. Tapesh e Shipra reservaram uma parte de seus ganhos mensais para financiar o projeto e muitos amantes de animais se ofereceram para fazer doações também.

“O que fazemos é uma responsabilidade moral. Nós, seres humanos, infligimos essa situação aos animais. É nosso dever assegurar que eles tenham vidas dignas”, disse Tapesh.

O veterinário é um pioneiro em fazer próteses para animais na Índia que não conta com praticamente nenhuma pesquisa ou iniciativa para ajudar a causa. Com exceção de cães, nada foi feito para auxiliar animais maiores como vacas, por exemplo.

Até agora, Tapesh tem feito próteses para membros amputados abaixo do joelho. Com suas pesquisas contínuas, ele está pronto para construir próteses para amputações acima do joelho também. Isto é um grande avanço porque ajudará animais a dobrarem  as articulações da perna.

Devido ao seu trabalho, Tapesh ganhou algumas prêmios incluindo o Prêmio de Melhor Veterinário de Campo conferido pela Sociedade Indiana para Cirurgia Veterinária (ISVS). Em novembro, um cavalo em Hyderabad receberá um membro artificial e, no distrito de Morena, em Madhya Pradesh, todos os animais órfãos com deficiência serão equipados com próteses.

Tapesh e Shipra viajam para aldeias e cidades em todo o país para ajudar os animais amputados a levar vidas normais, informou o The Better India.

Você viu?

Ir para o topo